Rio Paraíba em Guaratinguetá - Alexandre C. Pontes Fórum da Água nesta segunda-feira dia 27 Na segunda-feira, dia 27 de junho de 2011, acontece na Câmara Municipal de Guaratinguetá o Fórum da Água. Serão promovidas discussões sobre a privatização do Saeg – Sistema Autônomo de Água de Guaratinguetá – e o uso da água em nosso município. O evento acontece a partir das 19h 30min na Câmara da cidade que fica na Avenida João Pessoa. De acordo com o livro dos norte-americanos Georg Feuerstein e Brenda Feuerstein “um bilhão de pessoas já estão sem água adequada, tanto em quantidade quanto em qualidade, e, nos próximos anos mais alguns bilhões serão adicionados a esta conta. Por sentir o cheiro de lucros enormes e frequentemente com o apoio de burocratas nacionais e regionais que mantêm os olhos fixos no crescimento econômico ou em rechear o próprio bolso, corporações multinacionais se mobilizaram para comprar direitos locais de água de autoridades estaduais e municipais. Elas não estão nem mesmo tentando ocultar o fato que estão procurando monopolizar a água potável. Tudo isso adeja debaixo da bandeira legítima da “privatização” da água. Essa estratégia de negócios se revelou particularmente nociva no exterior, onde os governos locais oferecem às corporações estrangeiras o necessário respaldo militar para silenciar a população que protesta. Assim, a gigante multinacional Bechtel com sede em San Francisco, cuja receita anual gira em torno de 20 bilhões de dólares, assumiu o controle do fornecimento de água de Cochabamba, na Bolívia, com um contrato de 40 anos. O aumento dos preços que se seguiu causou uma revolução entre os habitantes do local, cuja sobrevivência depende de que a água seja barata, e no final a Bechtel teve que se retirar. Nesse meio-tempo, essa corporação, que é especializada em megaprojetos de construção ao redor do mundo, conseguiu até mesmo indispor o conselho regulador de San Francisco por cobrar valores excessivos na cidade, onde se encontra a própria sede da companhia. Poucas guerras de água têm um final relativamente favorável aos habitantes do local. Algumas corporações estrangeiras demonstram abordagem sem limites para obter acesso aos recursos hídricos e permanecer com o controle deles”... |
ENVIADO POR JOSÉ GONÇALVES - GUIACAMPOS.COM - CAMPOS DO JORDÃO - SP
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br