Ter, 14 de Junho de 2011
Audiência discutirá denúncia de contaminação de rios por refinaria em MG
“A lagoa de Ibirité, o Rio Paraopeba e o São Francisco estão poluídos com metais pesados, oriundos do refino de petróleo.”
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje audiência pública para discutir denúncias de poluição em cursos d'água de Minas Gerais pela Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobras. A audiência foi sugerida pelo deputado Toninho Pinheiro (PP-MG).
Segundo o deputado, os resíduos provenientes da empresa são despejados na lagoa da refinaria no município de Ibirité (MG). Prefeito por três vezes do município, Toninho Pinheiro alerta que a lagoa tem ligação com o rio Paraopeba, que, por sua vez, deságua no rio São Francisco. “A lagoa de Ibirité, o Paraopeba e o São Francisco estão poluídos com metais pesados, oriundos do refino de petróleo.”
O deputado lembra que as autoridades locais já acionaram os órgãos ambientais, o Ministério Público e a Justiça, mas ainda não foram adotadas medidas em resposta.
Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli;
- o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Antônio Pinheiro;
- o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Alceu Torres Marques;
- o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), José Cláudio Junqueira Ribeiro;
- o diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado;
- o diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Matuzail Martins da Cruz;
- a professora Arnola Cecília Rietzler, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A audiência está marcada para as 14 horas, no Plenário 9.
Fonte: Agência Câmara
Rio Paraopeba (que está sendo poluído), visto do pontilhão lado oeste
Comentário enviado à Frente Parlamentar Ambientalista
Parabéns Senhores Parlamentares que se reúnem para discutir denúncias de poluição em cursos d'água de Minas Gerais pela Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobras.
A situação de nossos cursos d' água de superfície e subterrâneos é bem crítica e se deixarmos que as empresas, indústrias e órgãos públicos continuem desavergonhadamente, sem fiscalização e sem punições a poluir as nossas águas, seremos seriamente responsabilizados por nossas gerações futuras pela péssima qualidade das águas que herdarão.
Seremos taxados de incompetentes, insensíveis e irresponsáveis, pois temos as melhores Leis de conservação e preservação das águas do mundo e não temos interesse e capacidade de fazê-las cumprir.
Esperamos que essa FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA possa fazer mudar as atitudes dos governos, das concessionárias de águas e esgotos e principalmente das grandes empresas que são responsáveis hoje por termos 70% dos rios do Brasil poluídos ou contaminados (CNBB e SOSMata Atlântica).
Parabéns pela atitude corajosa e necessária, acionando os órgãos competentes, os poluidores e responsáveis pelo meio ambiente em Minas Gerais.
Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOS Rios do Brasil
(http://sosriosdobrasil.blogspot.com)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Passo sempre pela Rodovia que circula a lagoa. Fico estarrecido com tanto aguapé e pensando como uma empresa reconhecida no mundo todo, que divulga tantos projetos de meio Ambiente não cuida nem do que esta a sua volta. É...definitivamente muito lamentavél. Sei que por trás de toda essa poluição existe outros fatores que a maioria da população não saiba, mas o que mais me surpreende é a REGAP não tomar nenhum tipo de atitude. Fico triste, pois o Meio Ambiente onde cresce não é o mesmo que vejo hoje. Parabéns a todos aqueles, que de uma forma ou de outra procuram fazer algo para o nosso Meio Ambiente.
ResponderExcluir