Rio Mearim, em Barra do Corda (MA)
PCH no Rio Mearim em Barra do Corda/MA
"Empresa ECBrasil- Energias complementares do Brasil Geração de
Energia Eletrica S/A (cnpj: 09.663.142/0001-03) solicitou a SEMA/MA a
Licença previa -LP e Licença de Instalação -LI para atividade de
geração de energia Eletrica (PCH Rocha de Baixo) localizada no Rio
Mearim, Zona rural do municipio de Barra do Corda/MA.
Segundo a empresa a pequena central hidreletrica se enquadra na resolução CONAMA N. 237/97 , que dispõem sobre o licenciamento ambiental desta atividade."
A região que ja vem sofrendo vários impactos socioambientais,
principalmente no que diz respeito aos recursos hidricos, agora vê a
perspectiva de construção destes emprrendimentos sem nehum retorno
para municipio, nem acompanhamento do orgão ambiental, discussão
popular "ao largo".
Justificam isto a partir da simplicidade do empreendimento e do baixo impacto.Já ficou comprovado em outros casos e/ou rios de outros estados que as chamadas "PCH´s" trazem consigo varios problemas, imaginem isso
numa fragilbacia que sofre com a falta de politicas relativas a sua revitalização como a bacia do Meriam que tem importância estrategica para o MA.
Edmilson Pinheiro
São Luís/MA/Brasil
www.forumcarajas.org.br
http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/
http://reentrancias-ma.blogspot.com/
FONASC-CBH - Escritório:
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191
CADASRTRE-SE.NO FONASC
www.fonasc-cbh.org.br
Bacia do Mearim
CARACTERÍSTICAS
Área aproximada em km²: 94.710
Estados Abrangidos: Maranhão.Principais Rios: Mearim, Pindaré, Grajaú, Das Flores e Corda.Rios Considerados: Mearim e Grajaú.Características Gerais do Transporte na Bacia:
Pequenas embarcações de madeira autopropulsadas, com capacidade de carga variando de 2,0 a 10,0 toneladas.OUTRAS CONSIDERAÇÕES
O rio Mearim tem suas nascentes nas encostas setentrionais da Serra da Menina, em altitudes de 400 a 500 m aproximadamente, e numa latitude de 06º 59' S, com curso total de aproximadamente 930 km, sendo navegável somente em parte do alto Mearim e nos trechos médio e baixo do rio, compreendido entre a sua foz na Baia de São Marcos e a cidade de Barra do Corda no km 645.
A navegação no Mearim, atualmente, é praticada por embarcações de madeira, autopropelidas (lanchas), com capacidade de carga variando entre 4 e 10 toneladas, no transporte de carga geral (arroz, milho, feijão, babaçu, farinha de mandioca, pescado, gêneros diversos, etc.) e passageiros entre os diversos povoados e cidades existentes ao longo da via.Por suas características físicas, o rio Mearim está dividido em três trechos principais:
Alto Mearim - compreende o trecho entre as cabeceiras e a barra do rio das Flores, e a extensão do trecho é de aproximadamente 400 km. O desnível total do trecho é de cerca de 400 m, sendo a declividade bastante variável devido ao elevado número de corredeiras, que em muitos casos obstruem o leito. A declividade média do trecho é de aproximadamente 1,0 m / km. A largura média é de 40 m, que se reduz à medida que se sobe o rio. Apresenta grande sinuosidade e profundidade média nos estirões de 1,50 a 2,00 m. A profundidade mínima no trecho situa-se em torno de 1,00 m.Médio Mearim - compreende o trecho entre a barra do rio das Flores e o Seco das Almas, com extensão de aproximadamente 180 km. O desnível total é de cerca de 20 metros, sendo a declividade média de aproximadamente de 11 cm/km. A largura situa-se entre 50 e 100 metros. Neste trecho encontram-se diversos alargamentos do rio onde os depósitos aluvionais tornam muito difícil a navegação, com profundidades da ordem de 0,80 metros em águas baixas.Baixo Mearim - compreende o trecho entre o Seco das Almas e a foz na baía de São Marcos. A sua extensão é de aproximadamente 170 km. O desnível total é de cerca de 12 m, e declividade média, aproximada de 7 cm/km, apresentando características de um rio de baixada, com grandes meandros. O curso d'água é lento e as profundidades constantes, com a mínima em torno de 1,50 m, localizadas nos trechos de depósitos de aluvião denominados "secos" e em algumas corredeiras, que se constituem no principal obstáculo à navegação.O rio Grajaú, afluente do rio Mearim pela margem esquerda, tem bacia hidrográfica com área de aproximadamente 21.830 km². Tem um curso total de aproximadamente 770 km, sendo atualmente navegado por pequenas embarcações no trecho entre o povoado Mandail e sua barra no rio Mearim, numa extensão de aproximadamente 330 km. Fonte: Ministério dos Transportes
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
o podemos fazer para muda, particulamente estou fazendo um projeto, fazendo pesquisa para que as afluentes do rio mearim seja comcevadas e tratada com maior respeito e responsabilidade.
ResponderExcluirAntonio luis de moraes
luizim.slg10@hotmail.com