PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

10 de junho de 2011

SOS RIOS DE SÃO JOSÉ DO CEDRO (SC) - ACADEMIA DAS ÁGUAS MOBILIZA TODA A CIDADE


São José do Cedro - SC
Patrulha Ecológica em São José do Cedro-SC

Ana Echevenguá*
                                                                                  “Não existe ensinamento melhor que a prática.” – professora Maria Irene Escher.

07 de junho de 2011. A noite estava chuvosa e gélida em São José do Cedro, extremo oeste de Santa Catarina. Mas isso não impediu que o auditório da Câmara Municipal de Vereadores quase lotasse para o I Fórum Municipal de Sustentabilidade, idealizado pela UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, (Campus Aproximado de São José do Cedro). Professores, alunos, prefeito, padre, agricultores, empresários... todos querendo falar sobre meio ambiente e boas práticas sustentáveis.
As escolas Osni Medeiros Régis e a de Educação Básica Cedrense apresentaram os projetos ambientais que desenvolvem há tempos. E outros que pretendem implantar. Inúmeras ações – eficientes e práticas - reconhecidas pela comunidade. Como atuam com parcos recursos financeiros, buscam apoio técnico e financeiro para dar continuidade a esse trabalho.
Um grupo de alunos apresentou musicalmente seu interesse em preservar o meio ambiente. Criaram letra, música e coreografia. As demais crianças ficaram sentadinhas, atentas e empolgadas; demonstrando que as escolas que freqüentam criam a consciência ecológica tão necessária nos dias atuais. Estão educando para o exercício da cidadania.
A questão hídrica do município também entrou em pauta. O rio que corta a cidade recebe o esgoto in natura. A implantação do tratamento deste custa 16 milhões. E o Município, até o momento, nada fez a respeito. Possui contrato com a CASAN apenas para tratar da água.
Coitado do rio! Recebe também outros tipos de resíduos: até fogão, geladeira, sofá...  “parece um shopping Center”, segundo o jornalista Luciano Matielo.Como em alguns pontos suas margens foram emparedadas, será difícil o processo de recuperação de suas margens.
As professoras presentes disseram que as escolas têm sementes e mão-de-obra para efetuar plantio de mata ciliar em alguns pontos do rio. Caberia ao Poder Público cuidar do pós-plantio. Para o engenheiro agrônomo Jonas Ramón, da UNOESC, “o importante não é plantar mudas e, sim, cercar. E é preciso recurso financeiro para implantar cercas”.
O representante do Ministério Público Estadual – Eder Viana – manifestou seu interesse em estimular demandas em relação à preservação ambiental. Disse ainda que, além do FRBL – Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados -, há, na comarca, recursos oriundos das transações penais. Que envolvem delitos de menor potencial ofensivo. E podem ser destinados à área ambiental.
A representante da Academia das Águas falou sobre a importância da defesa da água, da participação da comunidade no Comitê de Bacias do Rio das Antas, e do PSA - Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais -, que brevemente será implantado em Santa Catarina.
Enfim, presenciei uma noite inesquecível. Um evento socioambiental sério, produtivo, que envolveu adultos e crianças. com certeza, sensibilizou todos os presentes, que estavam lá porque pretendem guardar nossos recursos naturais para as futuras gerações.

                   
* - presidente da ong Academia Livre das Águas.



Ana Echevenguá

SÃO JOSÉ DO CEDRO - SC
Rios, cânions cachoeiras e 25 km de fronteira com a Argentina. Assim é São José do Cedro, município de 14 mil habitantes, localizado a 160 km de Chapecó e a 728 km de Florianópolis. Banhado pelos rios Peperiguaçu, das antas, Tracutinga, Lageado Grande, Flores e Maria Preta, oferece uma variedade de atividades em meio à natureza. Tem opções para todos os gostos: caminhadas ecológicas, rapel, off-road, banhos de rio e um intenso calendário de eventos. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br