PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

7 de julho de 2011

DUKE ENERGY CLASSIFICADA PARA O 9º PRÊMIO BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO



Prêmio Benchmarking Ambiental

PROJETO NO PARQUE DO CERRADO CLASSIFICA DUKE ENERGY

O controle de plantas exóticas invasoras, no último fragmento de cerrado da região Sul, é destaque na 9ª edição do prêmio

Um projeto da Duke Energy para controlar a população de espécies vegetais exóticas no Parque Estadual do Cerrado, em Jaguariaíva (PR), foi selecionado entre os 30 melhores inscritos para a 9º edição do prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro – considerado o mais importante do País. 

Desenvolvido entre março de 2008 e março de 2010, em parceria com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o projeto da Duke Energy contribuiu para a manutenção e regeneração do último fragmento de cerrado da região Sul do País.

Os cases premiados serão apresentados dia 28 de julho, em cerimônia no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo. A finalidade do prêmio é selecionar, reconhecer e compartilhar as melhores ações de gestão socioambiental de empresas de diferentes mercados, em todo o território nacional.  

Este é o quinto ano consecutivo em que a Duke Energy participa do Benchmarking Ambiental, sendo que em todas as edições, a companhia teve seus projetos selecionados entre os melhores.

O trabalho da Duke Energy, contemplado neste ano, permitiu a retomada da vegetação nativa do Parque do Cerrado, auxiliando a manutenção de uma das mais significativas Unidades de Conservação da região Sul do Brasil. Durante dois anos, foram realizadas roçadas e capinas do capim braquiária – espécie invasora advinda de outras regiões, que se torna nociva ao entrar no território das espécies nativas, impedindo o seu processo de regeneração natural.

“Por se tratar de uma área de conservação ambiental, não foi utilizado o controle químico, sendo o trabalho feito com roçadas mecânicas e capinas seletivas, de modo a identificar e preservar toda germinação ou rebrota das espécies nativas. Hoje é possível observar a colonização por espécies nativas, como o murici e o barba-timão, onde antes a regeneração da flora nativa era inibida pelo predomínio da braquiária”, explica Rogério Canovas, analista de meio ambiente da Duke Energy.

Com 420 hectares, o Parque Estadual do Cerrado foi criado há duas décadas para conservar o último remanescente de cerrado no Estado do Paraná, que é também o último fragmento em toda a região Sul do Brasil.

Trabalhos anteriores – O controle de plantas  aquáticas no reservatório da usina Salto Grande deu destaque para a Duke Energy no 5º Benchmarking Ambiental Brasileiro, em 2007. No ano seguinte, a empresa destacou-se com um estudo sobre a redução dos impactos ambientais causados pela Usina Hidrelétrica Taquaruçu. 

Em 2009, o prêmio foi para o corredor florestal de 15 quilômetros de extensão implantado para ligar o Parque Estadual Morro do Diabo à Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema (SP). No ano passado, o Banchmarking reconheceu a contribuição do Programa de Promoção Florestal da Duke Energy, que estimulou a restauração de mais de 1000 hectares de matas ciliares em áreas de terceiros na Bacia do Paranapanema. 


Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa Duke Energy
Pauta Comunicação (18) 3908-7422

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br