Toda a cidade unida em defesa de seus mananciais
OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS DE ÁGUAS DA PRATA (SP)
A bela Estância de Águas da Prata, localizada na divisa de São Paulo e Minas Gerais, ao lado de Poços de Caldas (MG) é famosa pela qualidade de suas águas minerais e medicinais que correm grave risco de contaminação.
Nas últimas semanas grande movimento na cidade e região mobilizou todas as forças da Estância para tentar salvar de contaminação por agrotóxicos e fertilizantes os mananciais da chamada "Rainha das Águas", Estância Hidromineral e Patrimônio da Humanidade, além de região de recarga do Aquífero Guarani.
Uma empresa multinacional espanhola, a "ABENGOA BIOENERGY" arrendou recentemente a fazenda Retiro, em Águas da Prata (divisa de SP e MG) e está preparando a terra para iniciar em setembro, a plantação de cana para produção de etanol de forma indiscriminada.
Além do plantio da cana de açucar prejudicar o solo, atrapalhando a certificação de diversos produtores de orgânicos da região, ainda pode contaminar (pelo excesso de veneno utilizado no plantio) os mananciais da cidade e de toda a região que é zona de recarga do Aquífero Guarani
Os proprietários de terra, produtores rurais, defensores da natureza, a população em geral e os poderes públicos unidos estão em luta contra a plantação da Abengoa.
AMBIENTALISTAS MOBILIZADOS
Apesar de bastante preocupados com o risco de contaminação das fontes de águas minerais de Águas da Prata, com a grande plantação de cana-de-açucar sobre os seus mananciais, diz a ambientalista, Profª Yara Cavini, da ONG ASSOCIAÇÃO GUARDIÕES DA RAINHA DAS ÁGUAS, com quem mantivemos contato telefônico, que o movimento serviu para unir todas as forças ativas da cidade, que estão lutando para preservar o seu bem maior: AS SUAS ÁGUAS !
Segundo a Profª Cavini, o Promotor Público da Comarca, Dr. Donizeti Tavares Moraes, está prestando toda orientação para a comunidade da Estância, no sentido que sejam tomadas todas as providências na defesa dos mananciais de Águas da Prata.
O Chefe de Gabinete o Sr. Renato Padula Carile, com quem mantivemos também contato telefônico, nos informou que o Sr. Prefeito Municipal Samuel da Silva Binati preparou com sua equipe jurídica, Projeto de Lei que enviou à Câmara Municipal, tendo sido aprovado por unânimidade, em primeira votação e que deverá ser sancionado nos próximos dias. CLIQUE AQUI e conheça o Projeto de Lei que o Chefe de Gabinete Renato Carile, gentilmente nos enviou e saiba mais sobre a história de Água da Prata.
Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista
Assine e convide seus amigos a assinar o manifesto on line para que seja respeitada a vocação da cidade de Águas da Prata, que é saúde, água pura, turismo sustentável. Diga não à tentativa de se plantar cana em escala industrial, o que será desastroso para nossas nascentes de água medicinal, para os turistas que vão ao Pico do Gavião e os peregrinos do Caminho da Fé. Não se pode sobrepor o interesse de uma única empresa aos de milhares de moradores e turistas da nossa pequena cidade/santuário ecológico.
www.manifestolivre.com.br/ml/exibir.aspx?manifesto=pratarainha
(Do Blog: Prata Rainha - Profª Yara Cavini)
VEJA MAIS:
Águas da Prata está em perigo
Moradores de Águas da Prata protestam contra multinacional
Vamos ajudar nossos amigos de Águas da Prata
A hora é agora - jornal o Município
Uma questão de soberania
SE VC PODE AJUDAR A POPULAÇÃO DE ÁGUAS DA PRATA A SALVAR OS SEUS MANANCIAIS DE ÁGUAS MINERAIS E MEDICINAIS, POR FAVOR, ENVIEM SUAS SUGESTÕES E COLABORAÇÕES PARA NOSSO BLOG.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Parabéns pela iniciativa. O apoio de vocês é muito bem vindo!
ResponderExcluirObrigada, Prof. Jarmuth. Águas da Prata passa pelo maior perigo da sua história e precisamos do apoio de todos. Seu blog é maravilhoso, fácil e agradável de se navegar. Conte conosco sempre e um abraço.
ResponderExcluirMuito boa a reportagem do Blog sobre esta séria ameaça à mata atlântica na região de Águas da Prata e Poços de Caldas, onde temos as melhores fontes de águas minerais e medicinais do país.
ResponderExcluirSeria interessante que Minas Gerais também entrasse nessa luta, pois certamente o lençol freático da Estância hidromineral de Poços de Caldas também corre risco de contaminação.
Assim a CETESB paulista e o FEAM mineiro podem ajudar as populações dessas cidades a proteger os seus mananciais.
Obrigadão amigas, pelas palavras e incentivos ao nosso trabalho!
ResponderExcluirNós recebemos as denúncias e depois de pesquisá-las, buscarmos mais elementos e julgá-las precedentes apresentamos aos nossos leitores, na grande maioria,ambientalistas e formadores de opinião, para que possam ajudar a comunidade a solucionar seu problema com recursos hídricos.
Temos certeza que agora com a aprovação da Lei Ambiental de Águas da Prata poderão chegar a um bom termo com a multinacional e o plantio/cultivo/colheita ser realizado dentro das normas legais, sem afetar o meio ambiente e principalmente os preciosos mananciais da região.
Parabéns ao povo e autoridades pratenses !
prof. Jarmuth
Gente, o link da petição tá com defeitooooo!
ResponderExcluirDou o maior apoio e ajudo a divulgar sempre causas boas, mas assim não dá...
NASCI EM AGUAS DA PRATA, MEUS PAIS TAMBÉM, MEUS IRMÃOS, INCLUSIVE MEU AVÔ PATERNO ANTONIO DOS SANTOS, FOI ADMINISTRADOR DA FAZENDA DO RETIRO, SOU CONTRA A PLANTAÇÃO DE CANA, DOU APOIO TOTAL, ELES NÃO DEVEM SABER DO VALOR DAS AGUAS MEDICINAIS QUE TEMOS NA CIDADE, SOU PRATENSE COM MUITO ORGULHO.
ResponderExcluir