Rio realiza simulação de retirada de áreas de risco para evitar tragédias na época das chuvas
Daniel MilazzoEspecial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou neste domingo (3) uma simulação de desocupação nas 20 comunidades já equipadas com um sistema de sirenes que alerta aos moradores a deixarem áreas com alto risco de deslizamento. Ao todo, cerca de 8.000 famílias estiveram envolvidas no exercício, além de 800 agentes comunitários e cerca de 1.300 voluntários.
O prefeito Eduardo Paes e o subsecretário da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Márcio Motta, participaram da simulação no morro da Formiga, zona norte da cidade, ajudando na evacuação de moradores até pontos seguros previamente determinados. Em abril de 2010, três pessoas perderam a vida no morro da Formiga por causa das chuvas.
O morador Damião Laurindo Cordeiro, 52, achou importante participar do exercício, pois a comunidade ainda não se sente segura em época de fortes chuvas. "Quando chove aqui o pessoal fica assustado, porque você compra uma casa mas não conhece a estrutura. Com a sirene o pessoal também fica meio 'grilado', mas assim é melhor", disse Damião, garantindo que agora sabe o que deve fazer quando a sirene tocar.
Na simulação de hoje, agentes comunitários receberam mensagens SMS via celular indicando a possibilidade de fortes chuvas. Em seguida, momentos antes do soar das sirenes, eles receberam outro aviso com a confirmação de que o risco causado pela chuva é grande e a ordem de iniciar a evacuação. O sistema é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem que as chuvas chegaram a pontos críticos nesses locais. De acordo com Márcio Motta, o alerta é dado quando o volume de chuva ultrapassar 40 milímetros por hora.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL Na simulação de hoje, agentes comunitários receberam mensagens SMS via celular indicando a possibilidade de fortes chuvas. Em seguida, momentos antes do soar das sirenes, eles receberam outro aviso com a confirmação de que o risco causado pela chuva é grande e a ordem de iniciar a evacuação. O sistema é acionado caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem que as chuvas chegaram a pontos críticos nesses locais. De acordo com Márcio Motta, o alerta é dado quando o volume de chuva ultrapassar 40 milímetros por hora.
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br