Um mergulho nas ruínas da antiga cidade de Petrolândia - Lago de Itaparica
Município no Sertão pernambucano foi inundado há mais de 20 anos, para a formação do lago de Itaparica, local de uma das hidrelétricas da CHESF.
Documentário produzido em 1988, na época em que Petrolândia foi desapropriada pela CHESF (Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco) devido à construção da Usina Hidrelétrica Luíz Gonzaga ( Barragem de Itaparica).
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica, que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.
O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.
(Fonte: Wikipedia)
Nordeste Viver e Preservar
Município no Sertão pernambucano foi inundada há mais de 20 anos, para a formação do lago de Itaparica.
GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM
ENVIADO PELO COLABORADOR VOLUNTÁRIO ENG. JOÃO SUASSUNA - REMA ATLANTICO
CONHEÇA O FÓRUM BHSF
QUEM SOMOS
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br