ANA e Acre cooperam para monitorar eventos críticos
31/1/2012
Para modernizar o monitoramento dos recursos hídricos acreanos, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica, conforme publicado no Diário Oficial da União, cujo objetivo é implementar ações de integração e modernização das redes hidrometeorológicas do Acre para apoiar a montagem de um sistema de previsão de eventos hidrológicos críticos, como inundações e secas. O Acordo terá duração até 31 de outubro de 2016 e poderá ser prorrogado.
A parceria entre as instituições visa à integração e modernização das redes hidrometeorológicas localizadas no Acre e sob responsabilidade da ANA e da Sema, o que vai permitir um monitoramento em tempo real dos rios do Estado. A execução do Acordo não envolve a transferência de recursos públicos, cabendo à ANA e à Sema o custeio de suas respectivas atividades.
Já no 1º semestre do Acordo de Cooperação, o Plano de Trabalho prevê que a ANA fará o planejamento da rede hidrometeorológica – que monitora eventos hidrológicos e climáticos – para acompanhamento de eventos críticos com a definição dos equipamentos que serão adquiridos para a rede, bem como todos os equipamentos necessários à instalação da Sala de Situação do Acre. Nesse sentido, a Agência já apoiou a montagem de salas de situação e o Sistema de Alerta em Alagoas e Pernambuco, que foram inauguradas em 2011 e estão integradas com a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas, em Brasília.
No 2º semestre do Acordo, a Sema deverá providenciar uma sala e uma equipe própria para operação da Sala de Situação. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também deverá manter equipes que façam a manutenção das redes de monitoramento e o processamento e a difusão de dados e informações coletadas.
Sala de Situação
Em sua sede, a ANA possui uma Sala de Situação, que funciona como um centro de gestão de situações críticas. Ela subsidia a tomada de decisões por parte dos dirigentes da Agência – em especial, na operação de curto prazo de reservatórios, por meio do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos nacionais de modo a identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, permitindo a adoção antecipada de medidas mitigadoras com o objetivo de minimizar os efeitos de secas e inundações.
Texto:Ascom/ANA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br