ONG interpela Governo Estadual, Inea e Prefeitura na Justiça em defesa da APA de Maricá
Foto aérea da Restinga de Maricá de Rosely Pellegrino
Atendendo ao Movimento Pró-Restinga, a Associação de Preservação Ambiental das Lagunas de Maricá – APALMA impetrou no último dia 4 de dezembro, junto a 2º Vara Cível da Comarca de Maricá, ação cível pública, com pedido de concessão de medida liminar, em face do Governo estadual, do Instituto Estadual do Ambiente – Inea e da Prefeitura de Maricá para assegurar a efetiva proteção dos ecossistemas constitutivos da Área de Proteção Ambiental – APA de Maricá.
A iniciativa jurídica denuncia a inconstitucionalidade do decreto estadual nº. 41.048/07, que flexibilizou ainda mais a possibilidade de exploração das áreas de preservação permanente consistentes no entorno das lagoas de Maricá, que reduziu, também, a faixa marginal de proteção do ecossistema lagunar, destacando, ainda, que o referido Plano de Manejo aprovado no diploma legal subscrito pelo governador respaldou-se em um dispositivo normativo inconstitucional e totalmente ilegal. A ação cível pública indica que somente por lei específica seria possível reduzir limites, alterar tipologias e regramento de uso do solo da APA de Maricá, uma vez que se tratam de alterações as quais violam por completo o intuito conservacionista do ato oficial original de criação da unidade de conservação.
Os ativistas ecológicos do Movimento Pró-Restinga destacam a necessidade da suspensão das atividades de licenciamento, loteamento, construção ou instalação de qualquer empreendimento no interior e entorno da APA de Maricá, até que sejam definidos parâmetros mais restritivos para as áreas de preservação permanente e faixas marginais de proteção do sistema lagunar de Maricá. Fonte:
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br