JORNADA DE LUTAS DO MAB
Atingidos protestam na barragem de Tucuruí, no Pará
Cerca de 500 manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram nesta manhã (12/03) uma marcha rumo a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na cidade paraense de mesmo nome. Os atingidos reivindicam da empresa Eletronorte os direitos que tem sido negados pela estatal a mais de 25 anos.
Segundo Euvanice Furtado, da coordenação do MAB, os atingidos mais uma vez estão mobilizados para garantir os direitos das famílias. “Queremos um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela barragem, através da criação de um fundo específico, a implementação do programa Luz para Todos pra 15 mil famílias atingidas pela usina, reassentamentos urbanos e programas de educação e formação. Faz mais de 25 anos que a Eletronorte lucra milhões e nós ainda continuamos miseráveis, inclusive sem acesso à luz”, desabafou a coordenadora.
Em 2010 o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, aprovou um relatório que descreve as sucessivas violações de direitos humanos a quem vem sendo submetidos os atingidos por barragens no Brasil, uma das hidrelétricas visitadas pela Comissão foi a de Tucuruí.
A mobilização na barragem faz parte da Jornada Nacional de Lutas que comemora o 14 de Março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida. O MAB prepara ações para diversos estados e regiões nesta semana.
Contato: (94) 9198.9157
FONASC-CBH - Escritório: CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191 CADASRTRE-SE.NO FONASC www.fonasc-cbh.org.br
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br