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27 de março de 2012

INUNDAÇÕES NA RMSP - GOVERNO CONTINUA INSISTINDO EM SOLUÇÕES QUE FRACASSAM HÁ 13 ANOS



Caro (a) Jarmuth Andrade

Em Janeiro deste ano publiquei o texto “Preocupações com o Plano Diretor de Macrodrenagem – PDMAT-3” pelo qual fiz um alerta sobre a forma como o Governo do Estado pretendia encaminhar problema dessa importância:

Nessas condições o PDMAT 3, no que se refere ao canal do Tietê a jusante da barragem da Penha, manterá a decisão de dar solução para as inundações nesse trecho tentando construir os 90 piscinões que faltaram ou indicar outros tantos, em que pesem não só os seus elevados custos e os resultados negativos desses 13 anos mas também as suas contra indicações em áreas urbanas congestionadas como a RMSP.

Infelizmente eu estava certo.

A matéria do Artur Rodrigues referida acaba de confirmar que o Governo decidiu dar continuidade ao PDMAT-1 com a construção não só dos 90 piscinões que faltavam e mais 11 introduzidos agora; ignorando não só os custos já feitos de R$ 1,5 bilhão (só de construção) mas principalmente o fracasso dessa solução após 13 anos de experiência.

Mais uma decisão de gabinete, igual à tomada em 1998 – PDMAT-1. Até onde a sociedade pode aceitar esse tipo de comportamento?

Não dá para entender. O Governo assina um contrato por mais de R$ 10 milhões para o estudo da melhor solução para o problema das inundações na RMSP e não espera pela sua conclusão tomando a decisão noticiada no meio do contrato!!! Aliás, como chamei a atenção na realidade essa decisão já havia sido tomada mesmo antes da sua assinatura.

A matéria dá conta ainda dos investimentos que começarão a ser feitos de imediato. Com base nos números apresentados pelo Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos só a construção dos piscinões (44 desde já e mais 48 para dar solução completa para o problema) R$ 5,5 bilhões e mais R$14,5 bilhões para a sua manutenção e operação: R$ 20 bilhões!

Neste caso a sociedade civil participou: já existem, pelo menos 2 soluções alternativas apresentadas para a solução do mesmo problema, que se imaginava seriam incluídas nos estudos do contrato em curso. Uma delas para a construção de um tunel com 35 Km entre o Cebolão e a barragem de Porto Gois, elaborada pelo geólogo Luiz Vaz da Themag avaliado em cerca de R$ 1 bilhão, que foi apresentada no Departamento de Saneamento Básico do Conselho de Infraestrutura da Fiesp. 

A outra elaborada pelo Eng° Winston Hisasi Kanashiro que propõe o aprofundamento geral das calhas do sistema de drenagem, tendo em vista que a topografia permite, que não possui ainda avaliação de custos, mas certamente estará muito aquém do que o Governo pretende gastar. Essa alternativa foi apresentada e está sendo encaminhada pelo Instituto de Engenharia de São Paulo

Aceite o meu abraço,
Julio Cerqueira Cesar Neto
55 11 36669924 - 55 11 99137065




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