Dia Internacional do Planeta Terra
22 de abril
"Quando eu me encontrava preso na cela de uma cadeia
Foi que eu vi pela primeira vez as tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estava nua, e sim coberta de nuvens.
Terra, terra
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria"
("Terra", de Caetano Veloso)
Antigamente, achavam que nosso planeta era o centro do Sistema Solar, com o Sol e os planetas girando à sua volta. Engano! Muita gente morreu tentando provar o contrário: que é a Terra que gira ao redor do Sol.
Os homens, pequenos diante da imensidão do continente, deram-lhe o nome de Terra. Não parece outro engano? Só depois é que souberam que, na verdade, o continente que é pequeno diante de tanta água. Dos 510 milhões de quilômetros quadrados de superfície, cerca de 71% correspondem aos mares e apenas 29% são continente.
A IDADE DA TERRA
Estima-se que a Terra tenha cerca de cinco bilhões de anos.
A crosta terrestre é mais "nova": três bilhões, contados a partir do teor de chumbo presente em materiais radioativos.
Assim como o desenvolvimento humano pode ser dividido em fases, como a infância, adolescência, vida adulta e velhice, a Terra também possui diferentes etapas, de acordo com o estudo de seu relevo e formação do solo. Deste modo, temos as eras geológicas, que você acompanha na nossa Linha do Tempo:
OS DESAFIOS E PROBLEMAS DO NOSSO PLANETA
A capacidade do homem de modificar a natureza fez com que a Terra, hoje, se tornasse muito diferente do que seria sem a presença da nossa civilização. A cultura, exclusiva dos humanos, marca a ruptura com os outros animais e muda o sentido das necessidades básicas dos seres vivos: alimentação, reprodução, proteção do frio e da chuva, por exemplo, são hoje adaptados à cultura de acordo com os diferentes locais e épocas onde vive o ser humano.
As alterações que o homem faz à cultura e à natureza, embora busquem melhorar a vida no planeta, muitas vezes lhe são prejudiciais. A destruição das florestas, a poluição do ar e das águas, o problema do lixo e do esgotamento sanitário lançados nos rios, a caça predatória são exemplos de ameaças ao equilíbrio da Terra.
DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS
Muitos são os motivos que levam o homem a destruir suas florestas. Derrubam árvores para obter celulose, utilizada na fabricação de papel, ou para abrir espaço para estradas, cidades, túneis. Praticam o desmatamento para extrair lenha ou para praticarem agricultura. Este foi o caso da mata Atlântica no Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais e São Paulo: a rica floresta tropical foi derrubada para dar lugar à plantação de café.
Um hábito que vem diminuindo progressivamente, embora ainda praticado, são as queimadas. Alguns agricultores acreditam que, entre uma safra e outra, a queimada das plantas antigas favoreça o solo para as novas. Sem piedade, queimam a floresta para iniciarem o cultivo e repetem o procedimento sempre que vão reiniciar um plantio. Além de destruir florestas e lares de muitos animais pequenos, empobrecem o solo e ainda poluem o ar! A longo prazo e, quando muito extensas, as queimadas e os desmatamentos podem causar alterações climáticas, hidrográficas e na biodiversidade da região.
A solução para estes problemas é uma política de esclarecimento desde a infância. Para os casos em que é imprescindível a extração, há a possibilidade de replantio constante. E, onde a mata já está destruída, pode-se fazer um reflorestamento, como foi feito na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
VOCÊ PODE COMEÇAR A SALVAR O PLANETA TERRA, CUIDANDO DO PEDAÇO ONDE VOCÊ MORA COM SUA FAMÍLIA!
- Como está o destino final do lixo na sua comunidade? Continuam jogando em lixões, córregos, rios e terrenos baldios? Já tentaram buscar uma solução adequada?
- E os seus rios, ribeirões, córregos e lagos, como estão? Limpos, desassoreados, com suas matas ciliares protegidas, sem esgotos urbanos e das indústrias, lançados em suas águas, sem tratamento? Vocês já procuraram a Promotoria Pública da Comarca para solucionar este grave problema?
- Na sua comunidade existem famílias sem água tratada encanada? Como que se abastecem? As fontes e mananciais são protegidas e cuidadas? São feitas análises das águas com regularidade?
- Existe serviço de recolhimento de lixo regular em seu bairro? Também é feita a limpeza dos terrenos baldios e abandonados para evitar a proliferação de ratos e outros vetores de doenças?
- Você tem certeza que próximo de sua residência não existe água parada, lixos, pneus, vasos de plantas, latas e outros possíveis criadouros do mosquito da dengue?
- Se estes e outros problemas acontecem na região onde vc mora, reúna seus familiares e amigos, conversem com a liderança do bairro, com os padres, pastores, sociedades amigos, clubes de serviço, escolas, sindicatos e outros, procurando solucionar os problemas ambientais
que colocam em risco a saúde dos moradores.
CELEBRE O "DIA DO PLANETA TERRA" MELHORANDO O PEDAÇO ONDE VIVE!!!
Prof. Jarmuth Andrade
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
22 abril, dia da Terra, ... uma minoria despertara já nos anos 60 décadas seguintes,
ResponderExcluir... das geleiras dos Polos Geográficos Norte e Sul da Terra. ... coisa, que em vários
séculos atrás, ... já se despertara que no Hemisfério Norte, iriam fazer cálclos pelas
geleiras nas interregiões mais movimentadas, já que por lá há muitas geleiras pouco
movimentadas, ... *o que seria *quase* fácil *tender ao esquecimento do descongela-
mento nas regiões pouco habitadas. ...