Itaipu Binacional, Prefeitura de Entre Rios do Oeste e ADEOP recepcionaram a equipe da Adasa (DF), que veio conhecer de perto o projeto inovador
O objetivo da visita no município em que está sendo desenvolvidaa novidade foi conhecer de perto as etapas do projeto piloto eunir informações que podem ser utilizadas como modelo de aplicabilidade no meio rural do Distrito Federal. A equipe da Adasa obteve conhecimento sobre a existência do programa de Entre Rios, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que mantém contato direto com o superintende de Energias Renováveis de Itaipu.
A reguladora de Serviços Públicos, que atua dentro da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, Camila Aida Campos, disse ter ficado impressionada com a amplitude do programa que conecta o meio urbano e rural, sanando um problema ambiental e, ao mesmo tempo, gerando qualidade de vida às pessoas. “O programa é fantástico e durante a explanação, por vários momentos, fiquei imaginando como nós poderíamos implantar esse sistema no setor rural de Brasília”. Segundo Camila, a quantidade de suínos existente também chama a atenção, principalmente pela destinação final incorreta dos dejetos que são produzidos.
Um dos pontos que chamou a atenção da equipe da Adasa, formada ainda por Geraldo Alves Barcellos e Lucivani Madureira Sampaio Camargo, foi o trabalho de geoprocessamento que está sendo utilizado no programa para identificar as propriedades, bem como o cadastramento das famílias e a mensuração da produção de biogás por cada produtor. “Nosso objetivo é montar um centro de operação de dados que poderá ser útil para todos, principalmente quanto à troca de informações”, disse Barcellos.
Informações
Entre Rios do Oeste conta com aproximadamente 3, 9 mil habitantes; 130 mil suínos e 93 granjas. Com a implantação do programa pretende-se aplicar o biogás gerado no uso elétrico, térmico, industrial e a produção do biometano no uso residencial e veicular. O investimento está na ordem de R$ 21 milhões. A extensão do gasoduto será de
De acordo com levantamentos da equipe técnica, o município produz anualmente 6.884.655 m3/ano de biogás, o que equivale ao abastecimento de energia elétrica de 4.160 residências de baixo consumo em um ano. Fonte: http://www.jornalofarol.com.br
|
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br