1º SEMINÁRIO DE MONITORAMENTO DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO
2086- RIO+20
“Créditos de Carbono para Quem?”
Aliança RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras
|
“.. O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. ..”
Abraji e TI promovem seminário sobre
corrupção e financiamento climático
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em conjunto com a Transparency International e a Amarribo (Coalizão Brasileira Contra a Corrupção), promove no Rio de Janeiro o 1º Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático. O evento acontece no dia 18 de junho, das 10h às 13h, e se insere na agenda paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Se a corrupção é uma forma daninha de ameaça às instituições e iniciativas de governos em todo o mundo, a corrupção em mecanismos de financiamento climático ganha contornos mais perversos. Em casos assim, o desvio vai além da esfera da governança e prejudica o planeta como um todo, minando os esforços de redução do impacto ambiental da atividade humana.
O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. Esse data-mining de cunho prático ensinará o profissional a usar fontes oficiais de informação on-line para investigações na área ambiental. Brandão também estabelecerá alguns conceitos, como “carbon finance” e “climate finance”, essenciais para a compreensão dos mecanismos de redução de emissões.
A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. Ela destaca que embora o trabalho de prevenção seja importante, as fraudes já estão acontecendo há anos – e, pior, só foram reveladas depois que repórteres da área de economia começaram a cobrir a crise de 2008. A experiência de Amyra em casos concretos é arma poderosa para evitar desvios futuros.
A última parte do seminário será dedicada a um debate entre os jornalistas participantes do evento e os palestrantes, coordenado por um repórter da área ambiental (ainda a ser definido). O evento tem apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e será realizado no auditório da ESPM no centro do Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana).
A participação é gratuita, mas depende da inscrição prévia através deste formulário:
Serviço:
I Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático Local: ESPM – Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana) Data: 18 de junho, das 10h às 13h
Programação
10h – Boas-vindas 10h15 – Apresentação (Transp. Internacional, Abraji, Amarribo e ESPM) 10h30 – Painel 1: Bruno Brandão – conceitos e fontes para acompanhamento de financiamento climático 11h15 – Coffeebreak 11h30 – Painel 2: Amyra El Khalili – Corrupção e meio-ambiente 12h30 – Debate 13h00 – Encerramento
Car@s amig@s
Encaminho a fala da economista e professora Amyra, que não se ilude com os conceitos dominantes na atualidade,
todos eles marcados por enganosas ideologias.
Abraços Prof. Dr. Arthur Soffiati
Historiador e Ambientalista
Se não conseguir visualizar o e-mail, clique aqui
Leia também
|
O meio ambiente chegou ao mercado
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br