Tem início a 42ª Assembleia Nacional da Assemae
Reconhecida como um dos grandes eventos de saneamento básico da América Latina, a Assembléia Nacional da ASSEMAE chega a sua 42ª edição neste ano consolidada como um espaço de discussão e difusão de novos conhecimentos, reunindo gestores públicos, técnicos e profissionais, prestadores de serviços, estudantes e pesquisadores da área de saneamento.
O evento acontece no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, de 10 a 15 de Junho, em Maringá, e tem como tema "Saneamento Básico: Desafios e cenários para a universalização".
O evento acontece no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, de 10 a 15 de Junho, em Maringá, e tem como tema "Saneamento Básico: Desafios e cenários para a universalização".
As atividades da 42ª Assembleia Nacional da Assemae foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (11) com o painel intitulado "Os desafios do financiamento para a gestão associada”, coordenado pelo presidente da Assemae, Silvio José Marques. O debate teve a participação da representante do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Vanessa Duarte de Carvalho e Joan Gaya, do Congiac (Consórcio d'Aigues Gestióde Catalunya) que trouxe informações sobre o abastecimento de água na Catalunha - Espanha.
Segundo a representante do BNDES, que é ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o banco criou o Departamento de Saneamento Ambiental em 1996 e contabiliza R$ 11 bilhões destinados a 158 ações ativas de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. Vanessa expôs dados sobre modelos de prestação de serviços públicos - direto; indireto e gestão associada que envolve as PPP´s - Parcerias Público Privadas.
Joan Gaya colaborou com o debate explicando sobre o financimento do serviço de saneamento urbano (água e esgoto) na Catalunha e o funcionamento do Congiac, que defende a propriedade pública e gestão dos recursos hídricos relacionados com serviços públicos; tem como objetivos promover, construir, operar e manter obras para o abastecimento, saneamento e águas residuais da concorrência local, bem como gerenciar alguns ou todos do ciclo da água dos municípios; além de analisar a qualidade da água e nível de contaminação. A instituição também executa pesquisa, estudo, planejamento, assistência técnica e extensão relacionadas com o ciclo da água e do meio ambiente.
O painel foi prestigiado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Léo Heller, além de representantes de instituições ligadas ao setor do saneamento. A 42ª Assembleia Nacional da Assemae segue até a próxima sexta-feira (15), em Maringá, no Paraná.
Assembleia da Assemae espera 3 mil participantes em Maringá
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br