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25 de junho de 2012

ESPECIAL AOS EDUCADORES - A ÁGUA COMO MATRIZ PEDAGÓGICA NA SUA ESCOLA


Agricultura

 O entendimento da agricultura e os fatores que implicam esta prática, não devem se limitar às escolas agrotécnicas. E necessário que todos os alunos possuam conhecimentos interdisciplinares, estabelecendo relações de aprendizagem, em espaços diferentes do seu cotidiano. Isto possibilita o pensamento crítico do aluno, sobre a ocupação humana, suas dinâmicas e forma de atuação frente ao ambiente natural.
A cultura de alimentos é uma atividade empreendida pelos seres humanos, para garantir à produção de alimentos e consequentemente, a sobrevivência da espécie. Porem como toda atividade, a agricultura proporciona impactos ao meio ambiente.
A agricultura é sem dúvida nenhuma o setor da atividade humana que para sua realização, consome maior quantidade de água. Assim, o grande volume de uso, aliado as péssimas técnicas de manejo, coloca este setor, como a segunda maior fonte de poluição das águas brasileiras, atrás apenas da emissão de esgotos domésticos. Os problemas relacionados à poluição das águas pela agricultura no Brasil também merecem um especial enfoque, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do planeta.  Sua escassez coloca em risco não só o ecossistema, mas também a produção dos alimentos, que consumimos todos os dias.
A demanda por água deve continuar crescendo em consonância com aumento populacional. Alem disto, a crescente necessidade de produção de mais alimentos, respeitando os preceitos de segurança alimentar para a população, faz com que os paises aumentem suas fronteiras agrícolas. Isto significa degradação de mais áreas naturais, que possuem  nascentes, aqüíferos, áreas de recargas e matas ciliares.
 A prática da agricultura ocasiona uma série de impactos ambientais associados aos recursos hídricos. Técnicas inadequadas, diminuem a disponibilidade da água, através de compactação do solo, diminuindo a permeabilidade do solo e reabastecimento de lençóis freáticos ;uso da água em irrigação excessiva, diminuindo o volume de agua de cursos próximos;corte de matas ciliares e consequentemente assoreamento de rios; uso de agua subterrânea de forma excessiva, diminuindo a disponibilidade de agua em   aquíferos ou lençóis freáticos.
  Mas não é apenas a disponibilidade hídrica, que a agricultura afeta. As formas de poluição geradas pela agricultura alteram ciclos de vidas dos seres que vivem nos ambientes aquáticos, às vezes levando também a sua contaminação.  Insumos agrícolas como os fertilizantes e pesticidas, são os que mais causam poluição nas águas.  Os fertilizantes mais utilizados atualmente, são compostos por fósforo, amônia e o potássio. Utilizados em grandes quantidades, tendem a infiltrar nos solos até contaminarem os lençóis freáticos. Além disso a excessiva carga de materiais orgânicos e nutrientes, lixiviado, ao atingir cursos dágua podem causar eutrofização da água e posteriormente desequilíbrio ambiental na área. Já os pesticidas são tóxicos, possuem metais pesados em sua composição e nem sempre biodegradáveis.
É necessário o uso racional da água, assim mais alimentos podem ser produzidos por litro de água utilizada, diminuindo a demanda de consumo e consequentemente facilitando a produção. E necessário que assim como na agricultura, a população trabalhe métodos mais eficientes no uso da água, evitando o desperdício.
 Planos de aula:

O Manuelzão Vai à Escola é um subprojeto do Projeto Manuelzão. Seu objetivo é fomentar projetos e ações de educação ambiental junto às escolas, do ensino fundamental e médio, que estão na bacia hidrográfica do rio das Velhas.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

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