PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

2 de outubro de 2012

1º SEMINÁRIO GV + VERDE EM GOVERNADOR VALADARES (MG) RELATA ALTERAÇÕES NAS ÁGUAS DO RIO DOCE

 Rio Doce, em Valadares (MG) - Foto: Alex's Paragliding Holiday in Brazil 

Estudo mostra que volume de água do Rio Doce está diminuindo


O pequeno volume de água do Rio Doce, quando comparado com outras épocas, tem chamado a atenção das pessoas. Alguns afirmam que o Rio está diminuindo, tanto em largura, quanto em profundidade. E esta afirmação também foi feita pelo ecólogo e engenheiro agrônomo, Henrique Lobo, durante a realização do 1º Seminário GV + Verde que aconteceu nesta quinta-feira (27), no auditório da FIEMG, Regional Rio Doce, em Governador Valadares.
O evento contou com a presença de professores, empresários e estudantes que participaram de discussões sobre temas voltados para o meio ambiente e sustentabilidade. Herique Lobo ministrou uma palestra onde expôs o problema do Rio Doce e falou sobre a Recuperação das Nascentes.
"Precisamos entender a importâcia de cuidar do nosso meio ambiente, do nosso rio. Estive na Ibituruna e vi sete nascentes, deste total, só duas tinham água. A bacia hidrográfica do Rio Doce tem muito pouca de floresta nativa", declarou o ecólogo.
Para Henrique Lobo o problema de baixo volume de água do Rio Doce é causado pelo empobrecimento do solo que causa, inevitavelmente, um empobrecimeto de água. Dessa forma, o Rio Doce vai perdendo volume de água cade vez mais. "De 300 metros cubicos por segundo para 110. A gente não sabe por quantos anos isso vai durar. Por isso, precisamos recuperar as nossas nascentes urgentemente", diz Lobo.
Topo de morro
De acordo com Henrique Lobo é preciso recuperar os topos de morros para que haja infiltração de água no solo e que ela não vá direto para o Rio. "Quando a água infiltra no topo do morro ela gasta até seis meses para sair na nascente", afirma Lobo.
A erosão é a grande vilã de todo esse processo. "O pico da Ibituruna apresenta uma erosão interna. Por isso, a água não infifltra no solo. Ela bate sobre a terra e escorre rapidamente provocando as encentes", explica Henrique. 
Fonte: Globo.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br