PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

2 de outubro de 2012

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE ATERRO SANITÁRIO QUE PODERIA PREJUDICAR RIO PARNAÍBA, NO PIAUÍ




Ponte João Luiz Ferreira sobre o Rio Parnaíba - liga os Estados de Piauí e Maranhão

Justiça suspende instalação de aterro sanitário próximo ao Rio Parnaíba

segunda, 01 de outubro de 2012 

O juiz federal Rafael Leite Paulo, em auxílio à 1ª Vara Federal do Piauí, determinou no último dia 28 de setembro, a suspensão do licenciamento ambiental do empreendimento CTR Teresina Ltda. para a instalação de um aterro sanitário em área próxima ao Rio Parnaíba.

De acordo com a decisão judicial, o licenciamento, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina, refere-se à “instalação de um aterro sanitário em área próxima ao Rio Parnaíba, com forte indicação de que influirá de forma direta na bacia de drenagem do rio e, por consequência, no próprio rio, alcançando mais de um estado da federação. Além disso, há também expressa indicação de proximidade com manancial que atende a população da localidade, denominado Balneário Novo Sumaré”.

O magistrado considerou que “o Rio Parnaíba é meio de sobrevivência para parcela expressiva da população dos estados do Piauí e do Maranhão, e, por conta disso, qualquer atividade licenciada em suas margens que possa gerar impacto na qualidade das suas águas e, por consequência, na pesca que nele é realizada, exige a atuação da União, como evidencia a Lei Complementar nº 140/2011, em seu art. 7º, XXII, isso como forma não só de proteção do próprio rio, mas da população de pescadores artesanais que dele dependem”.

Segundo o texto decisório, “há forte indicação da inadequação de todo o licenciamento, pois a localização da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Teresina” se daria em uma distância aproximada de 888 metros, menos de um quilômetro das margens do Rio Parnaíba.

O juiz federal Rafael Leite Paulo argumentou também que, “apesar do período de seca em que se encontra o Rio Parnaíba, não se pode esquecer das suas cheias periódicas, que facilmente transbordam as suas margens e, com grande indicação de sua probabilidade, poderia implicar em cobertura da região designada para o aterro sanitário, o que se apresenta como a receita para uma verdadeira tragédia ambiental, destacadamente quando se considera a natural formação de pequenas lagoas na região”. Fonte: ASCOM

RIO PARNAÍBA
Rio de nossas vidas
Rio de vida comprida
Rio que é veia
Rio que irriga
Rio que é vida
Rio que é saudade
Rio que é tempo
Rio que nos fala
Rio que é silêncio
Rio que é morada
Rio que nos uniu
Rio que nos une ainda
Rio dos dois lados
Rio do lado de cá
Rio do Lado de lá
Rio que é Maranhão de um lado
Rio que do outro lado é Piauí
Rio que caminha sem parar
Rio que toda vez que vejo me lembra TAINAH arouche

de Zeca arouche
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br