PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

6 de outubro de 2012

RESERVATÓRIOS DAS BACIAS DO RIO PARNAÍBA (PI) SERÃO MONITORADOS

Semar

Secretaria Estadual recebe barco para monitoramento nos reservatórios da bacia do rio Parnaíba

A embarcação será utilizada no Projeto de Implantação de Rede de Monitoramento Qualitativo e Quantitativo da Água nos Grandes Reservatórios da Bacia do Rio Parnaíba.





Atualizada em 03/10/2012 
O trabalho de monitoramento da Bacia do Rio Parnaíba – realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, recebeu reforço com a chegada de um barco de alumínio com motor Polpa de 15 HP. O equipamento foi disponibilizado através de uma reserva técnica da Agência Nacional de Águas – ANA e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF.

A embarcação será utilizada no Projeto  de Implantação de Rede de Monitoramento Qualitativo e Quantitativo da Água nos Grandes Reservatórios da Bacia do Rio Parnaíba. O projeto tem como objetivo implantar uma rede de monitoramento das variáveis hidroclimatológicas nos maiores reservatórios do Estado do Piauí, através do monitoramento pluviométrico, fluviométrico, da umidade do ar e de temperatura, nas bacias de contribuição dos mesmos. Além do monitoramento das variáveis hidroclimatológicas, serão implantados pontos de monitoramento da qualidade da água.

Os equipamentos e instrumentos necessários para a execução do programa incluem pluviômetros com sensor de umidade e temperatura, sensores de nível para os reservatórios, réguas linimétricas de medição de nível, ecobatímetro hidrográfico portátil com GPS acoplado, veículo tipo Pick-up 4X, entre outros.

Em termos quantitativos serão medidas as seguintes variáveis: velocidade da água nos rios afluentes aos reservatórios (vazões de entrada); velocidade da água na saída dos reservatórios (vazões de saída); níveis dos reservatórios (volumes armazenados); níveis dos rios/riachos a serem monitorados; precipitação diária; umidade relativa diária; temperaturas médias máximas e mínimas diárias. Em termos qualitativos serão medidos os parâmetros que classificam a água de acordo com os seus usos preponderantes, neste caso, irrigação, abastecimento e piscicultura.

Os reservatórios que farão parte da rede básica a ser implantada são: Algodões II; Barreiras; Bocaina; Cajazeiras; Caldeirão; Corredores; Estreito; Ingazeiras; Jenipapo; Mesa de Pedra; Pedra Redonda; Petrônio Portela; Piracuruca; Poços; Poço do Marruá e Salinas.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br