Mondaí (SC) Durante o feriado do dia 02 de novembro de 2012 no Oeste Catarinense 11 amigos desafiaram as águas do Rio Uruguai em uma aventura de Irai, RS, à Mondaí, SC. Navegando pelas águas calmas e mansas durante seis horas e meia completando 33 km.
Ponto de partida: Ponte do rio Uruguai que liga os dois estados no Camping Safira, no RS - passando o posto fiscal de quem vai de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, margem esquerda do rio. No local existem algumas plataformas de concreto para entrar na água com embarcações com maior segurança e facilidade.
Ponto de Chegada: Praça do porto de Mondai, SC, na margem direita do rio - centro da cidade. No local tem calçamento para realizar o embarque e desembarque com carretinhas e espaço adequado; sem contar que navegar rio a baixo torna a aventura um pouco mais confortável.
Planejamento: A aventura teve inicio já na quinta feira pela intenção dos lideres aventureiros com algumas mensagens de SMS para reunir amigos em função do feriado e das chuvas dos últimos dias que fez elevarem os níveis de água dos rios. Os mais experientes planejaram a aventura, a logística e a escolha da rota mais segura já que teríamos novatos na equipe. Também foi levado em consideração o horário de verão, tempo de navegação e o esforço físico por ter na equipe duas mulheres;
Operacional: Em poucas horas reunimos 11 amigos, cada um com seu caíque, remo e colete salva vidas. Entre as dificuldades encontradas para a realização é o operacional, para juntar material, equipamentos, e os possíveis reparos nos cascos de alguns caiaques e reuni-los já que estavam espalhados pelas casas em vários lugares; Para o transporte tivemos que providenciar uma carretinha, que fosse possível transportá-los todos de uma só vez; Tarefa para seu Silvio que nos leva e busca nos locais com o carro e tem todo cuidado com as embarcações e nossa segurança. Saímos de Mondai as 10h30minhs de sexta feira feriado, com três carros com o pessoal sendo um com todas as embarcações até o local que partiríamos em água e iniciaríamos o percurso com os caiaques para melhor cumprir com o nosso plano.
Navegação: Partimos de Iraí (RS), às 12h15min iniciando o trajeto por água rumando sempre pelas corredeiras e canais do rio, realizamos duas paradas para lanche almoço e duas paradas para descansar, tirar fotos, reforçar o protetor solar, verificar os cascos e retirar água dos caiaques. Procuramos manter um bom ritmo de remadas e velocidade constantes para chegar a tempo ao nosso destino. Sempre levamos em consideração os companheiros de aventura para que navegássemos na medida do possível o mais próximo respeitando os limites de cada aventureiro. Os mais experientes rumavam à frente mostrando os canais de águas ligeiras e ideais para serem seguidos pelos demais e evitando bater os cascos em pedras, troncos e vegetação. Por volta das 18h45minutos chegamos a Mondái no Porto da barca, onde fomos recebidos pelos amigos e familiares que nos aguardavam e claro, nosso mestre Sr. Silvio já estava a nossa espera para gerenciar a devolução dos equipamentos e transporte da galera.
Tipos de embarcações: Na aventura tivemos vários tipos de embarcações de diferentes materiais: fibra, polietileno e fibra com poliuretano; Há diversas modalidades de caiaque, cada qual adequado a um propósito específico alguns oferecem mais estabilidade, outros velocidade; cada qual pode ser usado em águas de represas ou em rios, dependendo da intenção do navegador aventureiro.
Em nossa aventura os caíques abertos e mais largos, ofereceram maior segurança, estabilidade, facilidade de entrar e sair, bagageiros para transporte de mochilas, também suportaram as mais fortes corredeiras com maior segurança e entram menos água o que os torna leve durante o percurso. Os caíques fechados protegem mais do sol nosso navegador, é mais leve para transporte fora da água, mais rápido em águas paradas e tem todo o charme do estilo de navegação.
Dicas: Uma dica importante e que deve ser seguida com qualquer tempo é estar com o corpo coberto com roupas, boné, camiseta de mangas, calças, calçados, etc. Mesmo assim deve ser usado protetor solar. A alimentação deve ser leve e de fácil transporte como sanduiches e frutas; água para esse trajeto, no mínimo 2 litros; Caso tenha algum equipamento eletrônico é importante protegê-los com sacos plásticos ou um recipiente com tampa. Outro item necessário são as luvas para proteger as mãos. Leve sempre documentos de identificação, um pouco de dinheiro, estojo de primeiros socorros para você e para seu caiaque, remos adequados, colete salva vidas de acordo com o peso e em perfeito estado, óculos de sol, etc.
A aventura foi muito gratificante e tivemos o pessoal de terra informado quanto nossas intenções de navegação. Com quem, quando, como, quanto tempo e onde estávamos para garantir nossa segurança e evitar possíveis dificuldades.
Já estamos nos preparando para a próxima aventura que deve ser da ponte do Rio das Antas na BR 282 próximo a Descanso e SMO. Até a sua foz na área de lazer, em Mondaí;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br