Comunidade quilombola do Médio São Francisco denuncia mortandade de peixes
Integrantes da Associação Quilombola Lagoa das Piranhas denunciaram nesta segunda-feira (5.11) a morte de milhares de peixes na Lagoa das Piranhas, na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa (BA), no Médio São Francisco. O acidente afeta a comunidade quilombola homônima, constituída de aproximadamente 700 pessoas, que utiliza a lagoa para o abastecimento hídrico e alimentar.
Conforme Cláudio Pereira, a suspeita é de que a mortandade tenha como causa a contaminação das águas da lagoa pelos dejetos do projeto de irrigação Formoso, onde se desenvolve o cultivo de banana:
“O projeto utiliza agrotóxicos e sempre drenou águas com resíduos para o Riacho das Cacimbas, que por sua vez desagua na Lagoa das Piranhas. Isso nunca aconteceu antes. Estamos supondo que aumentou a concentração de produtos tóxicos na água”, declarou Cláudio, que é também coordenador da Câmara Consultiva Regional - CCR do Médio São Francisco, instância representativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF.
A morte dos peixes teve início na semana passada, e hoje assumiu uma grave proporção, contou ele, devido ao volume acumulado de peixes mortos e à paralisação das atividades da comunidade quilombola, que está assustada com a situação. Alguns moradores, inclusive, informou, estão acometidos de diarreia.
A lagoa é uma das maiores da região, medindo de ponta a ponta, conforme o líder comunitário, cerca de 10 quilômetros, com quatro metros de profundidade. A associação representativa da comunidade quilombola encaminhou, nesta segunda-feira, denúncia formal ao Ministério Público, Codevasf e Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia - Inema, para a adoção de providências imediatas.
por Assessoria CBHSF
DIA DE CELEBRAR ZUMBI E A CONSCIÊNCIA NEGRA
Há exatamente uma década o dia 20 de novembro passou a ser oficialmente feriado no estado do Rio de Janeiro, após assinatura da Lei nº 4007/2002 pela então governadora Benedita da Silva. A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, no entanto, acontece desde a década de 1960 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Foi num 20 de novembro, em 1695, que Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, foi morto após quase dois anos detido pelas forças portuguesas.
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br