PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

9 de novembro de 2012

SP SEM ÁGUA, VAI BUSCÁ-LA EM IBIÚNA (SP) NA BACIA DO RIO SÃO LOURENÇO


Represa Cachoeira do França, em Ibiúna. Foto: 

SP vai buscar água a 83 km de distância

Governo abriu licitação para obra de novo sistema de captação para Região Metropolitana

09 de novembro de 2012 

O aumento na produção de água ainda não será suficiente para suprir a demanda. Até 2035, o consumo de água Grande São Paulo deve subir cerca de 40%. Isso significa que seria necessário um aumento de 30 m³/s.
ARTUR RODRIGUES - O Estado de S.Paulo
Para suprir a demanda de água na Grande São Paulo, o governo do Estado lançou ontem um edital de licitação para implantar um sistema que vai captar água a 83 quilômetros de distância, na Bacia do Rio São Lourenço. A construção ocorrerá por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), pela qual a instituição vencedora deverá arcar com o custo de R$ 1,68 bilhão e, em troca, vai operar o sistema por 25 anos.
O sistema gerará um acréscimo de 4,7 metros cúbicos água por segundo - atualmente a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) produz 72,8 m³/s. A mudança deve beneficiar 1,5 milhão de moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
A água será captada na Represa Cachoeira do França, em Ibiúna. Para trazer até a Grande São Paulo, a empresa vencedora da licitação deverá construir um sistema de bombeamento que puxará a água de um desnível de 300 metros de altura - o equivalente a 10 prédios de 10 andares - para ultrapassar a Serra de Paranapiacaba. Atualmente, o Sistema Cantareira é o que tem o maior desnível, de 100 metros.
Ainda serão instaladas uma estação de tratamento, estações elevatórias, 78,3 km de adutora principal e mais 4,9 km de adutoras auxiliares e reservatórios para armazenar 110 milhões de litros de água bruta ou tratada. Parte da tubulação terá 2,1 metros de diâmetro, o equivalente a metade de um túnel de metrô.
"Vai ganhar a licitação quem estabelecer a menor contraprestação mensal. O edital definiu R$ 25 milhões como teto", disse ontem o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes. Segundo ele, a expectativa é assinar o contrato no primeiro semestre do ano que vem. A obra deve durar de três a quatro anos.
O aumento na produção de água ainda não será suficiente para suprir a demanda. Até 2035, o consumo de água Grande São Paulo deve subir cerca de 40%. Isso significa que seria necessário um aumento de 30 m³/s.
Perdas. O governador afirma que a Sabesp está investindo na redução das perdas com vazamentos e ligações irregulares. "Reduzimos de perda o equivalente a 5 metros cúbicos por segundo. Estamos em 25 metros cúbicos. Nossa meta é chegar a 16", afirmou. /COLABOROU BRUNO BOGHOSSIAN - O ESTADÃO

LEIA MAIS:


Mais água para a Grande São Paulo: Governo lança Parceria Público Privada para novo sistema - Notícias Sabesp

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br