Gestão de recursos hídricos
Sexta-feira, 09 de Novembro de 2012 - 15:41:58 - Autor: JOSÉ LACERDA
A água mantém a vida no planeta e é um recurso estratégico para a humanidade, tendo uma fundamental importância ecológica, econômica e social.
Sustenta a biodiversidade, a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. Para evitar a poluição e degradação, tanto das águas superficiais como das subterrâneas, são necessários o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos, com monitoramento quantitativo e qualitativo.
Para discutir sobre as políticas públicas de conservação, preservação e recuperação de nossas águas superficiais e subterrâneas, foi realizado nesta semana, em Cuiabá, o XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), trazendo pessoas de várias partes do Brasil e de outros países da América do Sul.
Articulado pelo governo de Silval Barbosa - por meio da Secretaria do Meio Ambiente- Sema - para trazer o evento para Mato Grosso, o encontro foi o primeiro desse porte a realizar-se na região Centro-Oeste, em parceria com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e com a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas
Para Mato Grosso sediar o evento, além da infraestrutura de recepção e do desenvolvimento econômico em expansão, foram decisivos o potencial hidrográfico, a geografia e belezas naturais distribuídas em seus três biomas distintos: o do Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.
Formado pelas bacias hidrográficas do Paraguai-Cuiabá, o Pantanal inclui uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. No Cerrado localiza-se o belo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, sem esquecer, ainda, toda a fronteira leste de Mato Grosso margeada pelo lendário Rio Araguaia. E, ainda, a Floresta Amazônica na paisagem no norte do estado, ostentando toda riqueza hídrica.
Além dos três biomas, destacamos que o Aquífero Guarani - maior reserva subterrânea de água doce do mundo - abrange cerca de 7 mil e 200 quilômetros quadrados de extensão por terra no estado de Mato Grosso.
A política de recursos hídricos foi implantada em Mato Grosso pela Lei Estadual nº 6.945, de 05 de novembro de 1997, a qual instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Esse sistema tem como composição: o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, órgão colegiado que reúne representantes de órgãos governamentais, da sociedade civil e de setores usuários da água. Esse colegiado está ativo desde o ano de 2003, determinando as diretrizes e resoluções sobre a gestão dos recursos hídricos e formas de integração com as demais políticas do governo.
O Sistema Estadual de Recursos Hídricos também é composto pelo órgão Coordenador/Gestor, representada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelos Comitês Estaduais de Bacias Hidrográficas, que além de ouvirem a sociedade, têm a função de arbitrar conflitos de qualidade e quantidade em relação à disponibilidade e demanda da água e zelar pela conservação e preservação da água.
A Agência Nacional das Águas (ANA) elabora um informe anual sobre a conjuntura dos recursos hídricos no Brasil. Neste ano, o “Informe 2012” trouxe um diferencial: foram publicadas análises históricas e informações importantes sobre como a água vem sendo utilizada, gerenciada e monitorada nas duas últimas décadas, o que aprimora o acompanhamento da gestão dos recursos hídricos no país.
As questões de gerenciamento são variadas, entre elas, a adoção de medidas adaptativas pelas variações climáticas, as que envolvem desmatamento de biomas, reservas legais, proteção da vegetação, recuperação da qualidade da água nos centros urbanos e revisões do Código Florestal.
Tratar sobre gestão de recursos hídricos envolve a superação dos desafios futuros, representados por diversos fatores socioeconômicos, entre eles, a expansão de áreas urbanas, crescimento de demandas e surgimento de conflitos originado pelo desenvolvimento econômico. O governo de Silval Barbosa compartilha a consciência do desenvolvimento sustentável e da preservação e uso racional de nossos mananciais. http://www.noticiasnx.com.br
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br