Y Ikatu Xingu – Salve a água boa do Xingu, na língua Kamaiurá
A Campanha Y Ikatu Xingu surgiu em 2004 para atuar na recuperação e proteção das nascentes e cabeceiras do Rio Xingu. Estima-se que já foram desmatados quase seis milhões de hectares de vegetação nativa na Bacia do Rio Xingu em Mato Grosso, o que significa que aproximadamente 33% da cobertura vegetal original já foi suprimida no estado.
A fragilidade do rio e a necessidade de trabalhar em sua conservação ficaram evidentes em meados de 1990, quando as lideranças do Parque Indígena do Xingu, localizado no nordeste de Mato Grosso, manifestaram sua preocupação com a ocupação e o desmatamento no entorno de sua área e com o processo de assoreamento dos rios que cortam o parque, afluentes do Xingu.
A campanha foi desenvolvida por parceiros de diversos setores: povos indígenas, agropecuaristas, agricultores familiares, pesquisadores e organizações da sociedade civil que atuam na região. Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2004, 340 representantes desses segmentos reuniram-se no Encontro Nascentes do Rio Xingu, na cidade mato-grossense de Canarana, estabelecendo o marco político da Campanha Y Ikatu Xingu. Na ocasião, os participantes escreveram a Carta de Canarana, onde foram firmados os compromissos e linhas de ação da campanha. Em 2008, realizou-se o II Encontro Nascentes do Xingu e I Feira de Iniciativas Socioambientais, em que foi feito um balanço de todas as ações realizadas durante os quatro anos de existência da campanha.
Uma das linhas de ação é a viabilização econômica e tecnológica da restauração de matas ciliares. Até o momento, diversas iniciativas ligadas a campanha contribuíram para a restauração de mais de dois mil hectares de matas ciliares que se encontram em diferentes estágios de crescimento em pequenas, médias e grandes propriedades rurais e em assentamentos de reforma agrária.
A crescente demanda por sementes nativas para os trabalhos de restauração florestal gerou uma nova iniciativa – a Rede de Sementes do Xingu, que hoje envolve mais de 300 coletores de sementes em 22 municípios e nove aldeias indígenas na Bacia do Xingu.
As parcerias e ações desenvolvidas na região têm mostrado resultados. Hoje, as prefeituras dos municípios que estão na Bacia do Rio Xingu começam a estruturar programas de educação agroflorestal e a repensar a estratégia de planejamento territorial. Os povos indígenas monitoram a qualidade da água dos rios e colaboram significativamente com a coleta de sementes para projetos de restauração florestal. Assentados e agricultores familiares estão recuperando suas áreas e criando alternativas de renda com a implantação de sistemas agroflorestais e o manejo de suas áreas.
A campanha reúne segmentos que tradicionalmente divergem no debate da questão socioambiental, mas que resolveram adotar o princípio da responsabilidade socioambiental compartilhada e trabalhar para a construção de um modelo de desenvolvimento que alie a produção e a sociodiversidade da região.
LINHAS DE AÇÃO
As ações da Campanha Y Ikatu Xingu articulam-se em três linhas: Restauração florestal, Educação agroflorestal e Planejamento, gestão e ordenamento territorial.
VEJA O VÍDEO: A RESPOSTA DA TERRA
PROJETO ISA - INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br