Solenidade ocorreu no sábado, 22 de
dezembro, na barragem, em Vila Seca.
Assim que o prefeito José Ivo Sartori, a presidenta Dilma Rousseff, o governador Tarso Genro e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro descerraram a placa inaugural do Sistema Marrecas, estava inaugurado o novo sistema de abastecimento de água da cidade.
O Sistema é composto por barragem, Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB), 7,2 km de adutora de água bruta, Estação de Tratamento de Água (ETA), 19 km de adutora de água tratada e centro de reservação, este com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água para distribuição à cidade. O sistema vai beneficiar 250 mil pessoas pelos próximos 30 anos.
A barragem, construída em concreto compactado a rolo, tem 435 metros de comprimento e 60 metros de altura. O lago, em 215 hectares, terá 33 bilhões de litros de água represada. A vazão de abastecimento do sistema será de 900 litros por segundo, e os programas ambientais identificaram a manutenção de uma vazão hidrológica de 170 litros por segundo, o que garantirá a perenidade do arroio.
Durante as obras, seguiu-se à risca as exigências e observações estabelecidas pelos órgãos ambientais, desenvolvendo 12 programas e 21 subprogramas de proteção da flora e da fauna. Para tanto, foram adquiridos 445 hectares em torno da área do lago, para áreas de proteção permanente (APPs).
A Estação de Tratamento de Água é modulada e terá capacidade inicial para tratar 1.000 litros de água por segundo, podendo ser ampliada em até 3.000 litros para receber os futuros mananciais Piaí, Sepultura e Mulada. Da ETA a água tratada irá, por gravidade, por meio da adutora de água tratada até o centro de reservação, que está localizado na entrada de Caxias.
A Prefeitura e o SAMAE investiram no Sistema Marrecas recursos na ordem de R$ 250 milhões, destes cerca de R$ 150 milhões provenientes de financiamentos do Governo Federal, via BNDES e Caixa Federal. O restante são recursos próprios.
De acordo com o prefeito José Ivo Sartori, era nosso dever, enquanto gestores, garantir esse bem tão essencial à vida e à saúde: água de qualidade para a população de Caxias do Sul – 2ª maior cidade do RS. “Tudo o que fizemos foi pensando nas pessoas, para que houvesse água para beber, para cozinhar, para lavar a roupa, para a higiene pessoal, para a tranquilidade e para a saúde da nossa população”.
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, ressaltou que se surpreendeu com o tamanho da obra. “A presença visual nos deu uma noção diferente da que tínhamos para transformar a frieza dos números na dimensão desse obra. Entregar essa obra na véspera de Natal representa um presente para a população de Caxias do Sul”. Aguinaldo homenageou todos os trabalhadores que construíram essa importante obra e cumprimentou a equipe do ministério por ter iniciado esse trabalho. “Por trás de uma intervenção como essa estão anos de dedicação e de trabalho, que proporcionará que a água de qualidade chegue às torneiras das nossas casas”.
Em sua fala, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, parabenizou a presidenta Dilma Rousseff, o ministro Aguinaldo Ribeiro e o prefeito José Ivo Sartori pela inauguração da obra do Sistema Marrecas.
A presidenta Dilma Rousseff iniciou o discurso parabenizando os engenheiros e os técnicos que, com competência, se dedicaram para a construção do Sistema Marrecas. Dilma cumprimentou o prefeito José Ivo Sartori, destacou a parceria existente com o Município e com o Governo do Estado e assegurou ao prefeito eleito Alceu Barbosa Velho a manutenção da parceria. “A imagem da obra fala mais que os números. A monumentalidade mostra que o Brasil é capaz de fazer obras dessa envergadura. Isso aqui é um exemplo para o Brasil”.
Também estavam presentes o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do deputado estadual e prefeito eleito Alceu Barbosa Velho, da deputada estadual e primeira-dama Maria Helena Sartori, do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, do secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe Neto, da secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, do diretor-presidente do SAMAE, Engº Marcus Vinicius Caberlon, secretários municipais, vereadores e demais autoridades presentes e representadas.
O músico Délcio Tavares recepcionou os convidados da solenidade. Também houve a apresentação da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e do Coro do SAMAE, interpretando a música Planeta Água, de Guilherme Arantes.
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br