Estiagem causa baixa no lago de Itaipu e muda paisagem na fronteira
As águas do Rio Paraná movem as turbinas da usina que mais gera energia elétrica no mundo. Com a seca, o nível do lago baixou bastante.
Em Foz do Iguaçu, o problema é a seca. A estiagem mudou a paisagem na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai.
São as águas do Rio Paraná que movem as turbinas da usina que mais gera energia elétrica no mundo. A estiagem ainda não é considerada uma ameaça à geração de energia, mas preocupa.
“Nós estamos esperançosos que não teremos o pior - que seria um rebaixamento muito grande”, afirma Pedro Tonelli, coordenador do Programa de Aquicultura e Pesca de Itaipu.
O reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos maiores lagos artificiais do mundo, mas, com a seca, o nível do lago baixou bastante. Em alguns pontos, a água se afastou até cem metros da margem.
Muitos barcos não podem mais navegar porque o leito do lago virou um lamaçal. As árvores, que antes ficavam submersas, agora impedem a passagem. “É muito fácil enroscar o motor, quebrar, ter prejuízo”, diz Germano Padilha dos Santos, aposentado.
O nível baixo também dificulta a navegação das balsas que fazem a travessia entre Brasil eParaguai. O transporte é usado, principalmente, por caminhões que cruzam a fronteira com mercadorias.
Outro rio que sofre com a falta de chuvas é o Iguaçu, que deságua nas famosas cataratas. As enormes cachoeiras diminuíram, deixando à mostra os paredões de pedra.
O passeio de barco próximo as quedas está mais curto, porque é preciso desviar das pedras. Os bancos de areia viraram praia para os turistas.
“O cenário que a gente imagina é de muita água, lá embaixo cheio. Mas o que estou vendo também é surpreendente”, afirma Marcos de Souza, turista. G1 - GLOBO.COM
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br