Conforme o geólogo Luiz Paulo Fragomeni, é lamentável que a população ainda jogue lixo nas margens dos rios que estão em torno da cidade
Mutirão retira toneladas de lixo do Rio Passo Fundo,
no Norte do RS
Dezenas de toneladas foram retiradas da água no último sábado (15).
Segundo autoridades, acúmulo é resultado do descaso da população.Do
G1 RS 18/12/2012
Um mutirão reuniu no sábado (15) bombeiros, representantes de ONGs e da Secretaria do Meio Ambiente de Passo Fundo, no Norte do
Rio Grande do Sul. A missão: retirar o lixo acumulado no rio que corta a cidade.
A quantidade de resíduos retirados de uma faixa de quatro quilômetros de extensão do Rio Passo Fundo impressiona. Além do lixo comum, como garrafas pet e sacos plásticos, foram encontrados vários tipos de objetos descartados.
“Os materiais mais incríveis possíveis como TVs, computadores e geladeiras”, enumerou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Jorge Petersen.
Mais de 120 voluntários percorreram as margens do rio que corta a cidade. Nas primeiras horas da manhã o mutirão já contabilizava mais de 10 toneladas de lixo retirados da água.
“A gente nota muito lixo nas barrancas do rio, lixo muito antigo também. Tem lixo aí de dezenas de anos. É a prova que a gente vem reincidindo em práticas que agridem o meio ambiente, que agridem o Rio
Passo Fundo”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves.
No ano passado, mais de 100 toneladas de lixo estavam acumuladas em uma curva do rio, próximo à rodovia BR-285. Segundo as autoridades, o problema é resultado do descaso da população na hora de dar o destino correto ao lixo, que exige uma mudança de postura.
“O princípio básico da preservação ambiental é educação, a mudança de comportamento, mudança cultural das pessoas e das nossas práticas de como fazer a gestão dos nossos resíduos”, concluiu o secretário.
Fonte: G1 RS - Globo.com
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Oi aos irmãos que buscam a conservação das minas, córregos, rios e mares, fico feliz em ver essas fotos de uma comunidade que esta cuidando da mesma...comunidade alguns que relaxam com o lixo criado e não cuidado ou enviado para reciclagem..
ResponderExcluirmas a minha opinião e sugestão, assim como algumas farmácias estão pegando os medicamentos vencidos de clientes que compraram e não usaram, assim devia-mos cobrar para que os representantes de bebidas, tipos mercados, bares, etc. todos que vendem com garrafas pet e outros derivados que polui por anos indeterminados nosso meio ambiente.. deveria ter uma lei ou consiencia dos mesmos, para que devolvessem aos fabricantes para reaproveitamento ou industrializasse para outros fins esses resíduos, esse seria o começo de muitos ambientes menos poluídos e agredidos pelo homem..