‘Impactos podem ser minimizados com a recuperação dos rios’, diz especialista sobre chuvas
- Geógrafo afirma que faltam ações integradas para adaptar cidades da Região Metropolitana do Rio às mudanças climáticas
RIO — A tragédia ao longo do Rio Capivari, em Duque de Caxias, podia ter sido evitada se obras de dragagem tivessem sido feitas nos últimos anos?
De certa forma, se o rio estivesse limpo, os impactos seriam menores. Mas Xerém está na base da encosta, e o fenômeno natural que ocorreu — uma cabeça d’água — só poderia ser minimizado com uma conjunção de fatores.
Primeiro, é preciso que a população esteja preparada para agir quando as sirenes soarem. Falta treinamento.
Proteger os rios, evitar que as margens sejam ocupadas, obedecendo ao Código Florestal, também é fundamental.
São necessárias obras de engenharia, como a construção de diques e piscinas de retenção. São obras que custam caro, mas há dinheiro para fazê-las. Não é possível evitar a cabeça d’água, mas a mitigação dos impactos, é possível sim.
Um dos caminhos é buscar ao máximo possibilitar renaturalizar os leitos do rios. Portugal e França têm ações bem-sucedidas nesta área.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br