Do combate à eliminação dos agrotóxicos
Hoje – 11 de janeiro – é Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos. Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com transgênicos... Muito mais do que você imagina: os agrotóxicos são, na verdade, uma das grandes razões para os transgênicos existirem.
A soja transgênica aprovada aqui no Brasil foi modificada em laboratório para resistir a um agrotóxico chamado glifosato. Ela não traz nenhuma vantagem ou novidade ao consumidor. E nem às indústrias de alimento. A única “vantagem” que traz é ao agricultor: com ela, o agrotóxico pode ser aplicado diretamente sobre a planta sem que ela morra.
E assim, a cautela na hora da aplicar diminui... O produtor rural que antes usava o agrotóxico com cuidado para matar só as chamadas ervas daninhas (e não matar sua própria lavoura), agora pode borrifar o agrotóxico indiscriminadamente – porque sabe que tudo vai morrer, menos a sua soja.
Só que a soja só é resistente a esse agrotóxico específico. E isso tem alguns problemas.
Primeiro: as ervas daninhas, aos poucos, passam a se tornar resistentes a esse agrotóxico também... É meio óbvio: se você toma muitas vezes o mesmo remédio, uma hora ele pára de fazer efeito e você precisa partir para um mais forte. Com as ervas daninhas é a mesma coisa. Só que na prática, isso significa que os agricultores vão ter que usar venenos cada vez mais fortes e em quantidades cada vez maiores... Ou seja, dizer que os transgênicos usam menos agrotóxicos não é verdade.
Segundo: essa quantidade maior de veneno não fica só na soja. O veneno vai parar no solo, na água, no ar e... no nosso prato! Prova disso é que, quando a soja transgênica foi liberada, a ANVISA (Ag. Nacional de Saúde) teve que aumentar em 50x o limite permitido de resíduo de veneno.
Terceiro: os agricultores ficam vulneráveis porque são dependentes de um único agrotóxico (que, por sinal, é fabricado pela mesma Monsanto que produz a semente transgênica). No final de 2007, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) divulgou que os produtores de soja convencional tiveram maior rentabilidade do que os que plantaram soja transgênica porque o preço do glifosato subiu 50%.
Enfim... Tudo isso pra dizer que eu acho que o dia de hoje devia ser mudado de ‘ Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos’ para ‘Dia da Eliminação dos Agrotóxicos’.
E viva os orgânicos!
Fonte: http://outraagricultura.blogspot.com.br/
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br