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8 de fevereiro de 2013

Comunidades começam a conhecer o projeto da Hidrovia Brasil-Uruguai

Na primeira reunião comunitária de apresentação do projeto da hidrovia Brasil-Uruguai - que pretende restabelecer a ligação fluvial entre os dois países utilizando principalmente as vias navegáveis das Lagoas dos Patos e Mirim - o debate identificou demanda para uso turístico da hidrovia.

O objetivo destes encontros, que serão realizados nos principais portos fluviais do Rio Grande do Sul, é apresentar os projetos de melhoramentos previstos, auscultar as comunidades abrangidas sobre o empreendimento e colher impressões, sugestões e propostas da sociedade local que compatibilizem seus anseios aos do projeto proposto.

Uma das alternativas previstas no projeto, que está sendo executado pelo Consórcio Ecoplan Engenharia-Petcon, é que, no futuro, o Rio Uruguai proporcione ligação hidroviária desde o rio Ibicui e a cidade de São Borja, aos portos de Nova Palmira, Montevidéu e Buenos Aires. Segundo os documentos preliminares que embasaram o Termo da Referência da licitação “grande parte do volume de carga oriundo do Uruguai poderá ser transportado na hidrovia pela Lagoa Mirim e Rio Jaguarão. A partir dessa rota, os produtores uruguaios poderão alcançar o Porto de Rio Grande, com saída através da navegação de cabotagem para os 8.500 km de costa brasileira, ou para a navegação de longo curso, visando aos mercados internacionais. No Uruguai, o início da implantação e operação dos terminais nos rios Tacuary e Cebollati depende do restabelecimento do canal de navegação na Lagoa Mirim”. 

Outra proposta do projeto é ajudar a promover o desenvolvimento local, na medida em que a maioria dos municípios ribeirinhos possui diversas atividades ligadas às operações portuárias e de navegação. Entre estes o turismo e o lazer náutico. Estudos já realizados indicam que há migração crescente de atividades econômicas para as regiões Centro-Sul e Sul do Estado e arredores. Nos setores da agricultura, pecuária e indústria, este volume se projeta com crescimento muito além da capacidade de transporte das rodovias, levando ao esgotamento e diminuição da vida útil de projeto. Um dos exemplos é o crescente plantio de soja e trigo na região, já atingindo uma área de aproximadamente 45 mil hectares.

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