PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

12 de fevereiro de 2013

Falta de água potável eleva risco de doenças em crianças sírias, diz Unicef

Conflito armado, que dura quase 2 anos, danificou estações de tratamento.

Apenas 35% da água é tratada no país; metade dos atingidos são menores.


Da AFP

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou nesta sexta-feira (8) que as crianças sírias estão mais sujeitas a contrair doenças, em razão dos danos que o conflito armado no país causou às estações de tratamento de água.
"A produção local de substâncias químicas necessárias para o tratamento de água praticamente parou em razão dos combates, expondo a população aos perigos da água poluída", explicou em comunicado Yussuf Abdel-Jelil, representante do Unicef na Síria.
"As operações de tratamento caíram pela metade e somente 35% da água é tratada", segundo a entidade.
  •  
Síria enfrenta falta de água potável (Foto: Abdulá al-Yassin/AP)Síria é arrasada por conflito armado há quase 2 anos e sofre falta de água potável (Foto: Abdulá al-Yassin/AP)
"O abastecimento em certas regiões reduziu em um terço desde o começo do conflito (em março de 2011), e os habitantes têm recebido normalmente 25 litros de água, em vez dos 75 fornecidos há dois anos", ressaltou o comunicado.
O órgão das Nações Unidas lembrou que metade dos cerca de 4 milhões de afetados pelos combates na Síria são crianças.
Na segunda-feira (4), o Unicef anunciou o início da entrega de produtos destinados a tratar a água consumida por mais de 10 milhões de pessoas, quase metade da população do país.
O fundo forneceu água potável para 22 mil pessoas e já levou sabão e produtos de higiene a 225 mil que estão nas regiões afetadas pela violência. Além disso, o Unicef informou que havia recebido apenas 20% dos US$ 22,5 milhões (R$ 44,4 milhões) necessários à execução do programa.

.Fonte: G1


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br