PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

2 de fevereiro de 2013

Promotoria abre inquérito para apurar contaminação do Rio Paraná, em Panorama, SP


publicado em 01/02/2013 - 09:57:47
PANORAMA - Em Panorama, 80% do esgoto estão sendo despejados sem tratamento no Córrego das Marrecas e no Rio Paraná. Por isso, o Ministério Público de Junqueirópolis instaurou um inquérito civil para apurar os riscos de contaminação da água. A Promotoria deu prazo de 15 dias para que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) apresente um laudo simplificado sobre a qualidade da água no rio. 

O MP também quer saber as condições de balneabilidade em Panorama. Como esse exame é mais detalhado, o prazo para apresentação é de 40 dias. “Nesse inquérito civil eu determinei a realização de algumas perícias, algumas avaliações técnicas, para aferir qual é a qualidade da água, qual a qualidade do rio, principalmente o balneário, que recebe muitos turistas, se dispõe de condições favoráveis para os banhistas”, explicou o promotor público Rui Bodin. 

Além da Cetesb, as cobranças recaem sobre a Prefeitura. “Estou aguardando a apresentação do laudo. Assim que for apresentado para mim, vou estudar quais providências que o caso comporta”, afirmou o promotor. 

O esgoto é descartado sem tratamento porque oito das dez bombas elevatórias da estação permanecem quebradas. “Temos algumas bombas em manutenção em Presidente Prudente, fazendo algumas adaptações e outras bombas nós estamos em processo de licitação em caráter emergencial. Dentre uns 30 dias nós estaremos já colocando esses equipamentos nas bombas de recalque”, prometeu o assessor de comunicação da Prefeitura, Alex Barreto. 

A limpeza da estação elevatória, que estava tomada pelo mato e nunca entrou em operação, foi cumprida conforme prometido pelo Executivo.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br