AO AMIGO.
É..., Amigo, você precisa conhecer a RIO LIMPO , conhecer os sonhos de todos que sonham ver nossos Rios, todos eles, limpos, puros, com saúde, e capazes de sustentar os humildes Amigos Pescadores e Marisqueiras da nossa Região e nos devolver a qualidade de vida que perdemos pela degradação dos nossos Rios.Já temos o apoio de mais de 90 (noventa) Condomínios de Lauro de Freitas e Camaçari, a confiança e solidariedade de centenas de Ambientalistas, o respeito das Autoridades Municipais, Estaduais, temos desenvolvidos nossas ações, pensando projetos e programas visando exclusivamente a presevação e revitalização da Bacia do Joanes, preocupados com a conscientização e educação ambiental da nossa Comunidade, sem nenhuma conotaçao politíca ou partidária.
A Bacia do Rio Joanes, compreende 7 Municípios na Região Metropolitana de Salvador, são eles, São Francisco do Conde(sua nascente); São Sabastião do Passé; Candeias; Dias D'Ávila; Simões Filho; Camaçari e Lauro de Freitas, esta Região concentra uma população de aproximadamente 750.000 pessoas, o Rio Joanes é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador.
A Oscip Rio Limpo, conta como parceiros a Colônia de Pesca de Buraquinho Z 57 e a Cooperativa Amigos do Planeta (coletadores de materiais recicláveis e de oléo de cozinha) contamos com o apoio e a solidariedade de mais de 110 Condomínios da Região, mantemos intensa comunicação com 8.250 residentes, ambientalistas e autoridades da Região cadastrados na nossa
Diretoria de Comunicação, recebendo, sugestões, orientações e sobretudo apoios e incentivos a nossa Campanha para salvar o Rio Joanes.
Este é um pequeno esboço da nossa curta mais vitoriosa história, e convidamos você e aos seus Amigos a compartilhar conosco, nosso futuro que será de realizações e sucessos que chegará mais rapidamente quanto mais apoio e solidariedade de pessoas como você conseguirmos." SE POSSÍVEL ROGO AO AMIGO QUE DIVULGUE NOSSO SITE COM TODOS SEUS AMIGOS E NOS ENVIE CÓPIA DOS SEUS E-MAILS, ASSIM PODEMOS DIVULGAR MELHOR AS AÇÕES DA RIO LIMPO"
Fraternal abraço,
FernandoBorba
Dietor Executivo
Escritório Sede, RiverSide Hotel, Convention Center
Sala, o4 -KM 07 da Estrada do Coco, CEP 42700.000Tel. 32899741www.riolimpo.org.br
A Rio Limpo
Visão
Missão
Valores
O Rio Joanes - Salvador (BA)
A Bacia Hidrográfica do rio Joanes é composta por uma rede de drenagem bem desenvolvida, apresentando uma extensão linear de 75 km. As principais nascentes do rio Joanes encontram-se situadas nos municípios de São Francisco do Conde (Fazendas Gurgainha e Gurgaia) e São Sebastião do Passé (Usina Cinco Rios). Este manancial, composto de cinco represas, é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana.
Seus maiores afluentes localizados na margem esquerda são os rios Uberaba, Lamarão, Sucuricanga e Bandeira e pela margem direita destacam-se o Riacho São Francisco, Rios Ibirussu, Boneçu, Petecada, Jacarecanga, Itabaoatã, Muriqueira e Ipitanga. A sua foz situa-se na divisa entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na Praia de Buraquinho, possuindo no estuário uma extensão de aproximadamente 6 km.
Contempla partes dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D´Ávila, Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, representados por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, dunas e cerrados.
Mineração, agropecuária, indústrias, transportes, rodovias e ferrovias, empreendimentos urbanísticos, turísticos e de lazer, serviços (gasodutos; abastecimento de água; coleta, transporte, tratamento e disposição de esgotos domésticos e resíduos urbanos; distribuição de energia elétrica), obras civis e transportes.
Lançamento de efluentes domésticos e industriais; extração ou lavra de substâncias minerais; disposição a céu aberto de lixo doméstico e outros resíduos de origem industrial; eventuais acidentes decorrentes no transporte de cargas perigosas através de ferrovias, dutovias e rodovias e a ocupação desordenada do solo e desmatamento.
Acabo de me recordar dos tempos de criança em que meu pai nos levava a mim e aos meus irmãos para nadarmos no rio Sucuricanga; era um tempo em que poluição não era um vocábulo muito utilizado. Íamos aos rios para curtir a natureza e, para tal, seguíamos descalços mata adentro, mesmo vendo uma ou outra cobra deslizar correndo para lugares mais seguros para elas e nós não pensávamos que deveríamos destruir o que nos provocassse medo. Não deixávamos embalagens nas margens dos rios, pois íamos com comida de verdade dentro de panelas que retornariam sempre para nossa casa, assim como garfos, pratos e copos, tudo voltava para casa. Não éramos menos felizes por não termos descartáveis à nossa disposição naqueles tempos; o tempo era mais nosso e sempre sobrava algum, mesmo depois de toda louça ser guardada para ser lavada só em casa, após chegarmos morrendo de cansaço. Hoje há tanta facilidade e as pessoas agem displicentemente como se não dispusessem de tempo ao menos para conduzir seus lixos para latas de lixo. Saudades dos rios de minha infância que abrigaram em suas águas eu e meus irmãos. Bom ver que tem gente cuidando deles.
ResponderExcluir