Passagens na Rodovia SP-225, entre Itirapina e Jaú (SP), são exemplos.
Do G1 São Carlos e Araraquara 08/04/2013 22h29
Um pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou a importância das passagens de fauna para a redução do número de atropelamentos de animais silvestres nas estradas. Na Rodovia SP-225, entre Itirapina e Jaú (SP), os túneis usados para a travessia são considerados exemplos por especialistas. O número de passagens ainda é pequeno, mas agências ambientais estão exigindo que concessionárias e governos façam a instalação delas em obras de duplicação e construção de rodovias.
A pesquisa
Com câmeras instaladas em 10 túneis da SP-225, a bióloga e pesquisadora da USP, Fernanda Abra, monitorou a frequência da travessia de animais. As imagens flagraram 21 espécies, como famílias de veados, tatus, capivaras e lobo-guará.
Com câmeras instaladas em 10 túneis da SP-225, a bióloga e pesquisadora da USP, Fernanda Abra, monitorou a frequência da travessia de animais. As imagens flagraram 21 espécies, como famílias de veados, tatus, capivaras e lobo-guará.
Câmeras flagram passagem de animais por túneis de rodovia
(Foto: Reprodução/EPTV)
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Em dois anos de estudo, foram registradas 800 travessias, mais da metade foram feitas por capivaras, o animal silvestre que mais causa acidentes. “Hoje a capivara é a espécie silvestre que mais é atropelada no estado de São Paulo e também é a espécie mais perigosa no que diz respeito a segurança do usuário. Os adultos chegam a pesar até 90 quilos e a capivara não é solitária, ela tem um hábito social e anda em grupos, então os acidentes são seríssimos”, explicou.
Em dois anos de estudo, foram registradas 800 travessias, mais da metade foram feitas por capivaras, o animal silvestre que mais causa acidentes. “Hoje a capivara é a espécie silvestre que mais é atropelada no estado de São Paulo e também é a espécie mais perigosa no que diz respeito a segurança do usuário. Os adultos chegam a pesar até 90 quilos e a capivara não é solitária, ela tem um hábito social e anda em grupos, então os acidentes são seríssimos”, explicou.
Passagens úmidas
Toda área ao lado da rodovia tem uma cerca-guia que direciona os animais até as passagens subterrâneas. Em uma delas, há a passagem de um córrego que estimula a travessia de espécies que preferem se deslocar acompanhando o curso d’água. “Mais de 70% das travessias dos animais que eu monitorei se deram em passagens úmidas. Então é importante que rodovias adaptem, principalmente o tamanho dos tubos de drenagem, para que elas sirvam também para a travessia de fauna”, disse.
Toda área ao lado da rodovia tem uma cerca-guia que direciona os animais até as passagens subterrâneas. Em uma delas, há a passagem de um córrego que estimula a travessia de espécies que preferem se deslocar acompanhando o curso d’água. “Mais de 70% das travessias dos animais que eu monitorei se deram em passagens úmidas. Então é importante que rodovias adaptem, principalmente o tamanho dos tubos de drenagem, para que elas sirvam também para a travessia de fauna”, disse.
Estudos internacionais apontam que as passagens reduzem em até 87% os acidentes com animais. De acordo com o Instituto Chico Mendes, de conservação da biodiversidade, o lobo-guará é uma das principais vítimas. Pouco mais de 30% dos animais adultos e metade da produção anual de filhotes morrem atropelados.
Em Brotas, as passagens de fauna significam mais segurança para os usuários porque diminuem as chances dos acidentes. Mas para uma viagem segura os motoristas também precisam respeitar a sinalização e tomar alguns cuidados. “Observar a sinalização, reduzir a velocidade, porque ele tem condições de antecipar uma manobra e fazer com cuidado devido”, explicou Rogério Rodrigues, supervisor de uma concessionária.
Número de passagens
De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), em pouco mais de 3,5 mil quilômetros administrados por concessionárias existem cerca de 80 passagens, número considerado baixo, segundo a pesquisadora da USP. “Os novos licenciamentos das duplicações das rodovias simples ou na implantação de novas rodovias os órgãos licenciadores, principalmente o paulista, têm que ficar atentos com as questões relativas à fauna e as passagens estão previstas em todos os novos projetos”, explicou.
Passagens de fauna evitam os atropelamentos nas rodovias, diz estudo.
(Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
(Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
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