Novo escritório da Superintendência da Pesca vai atender pescadores de Guaratuba e Matinhos
A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná inaugurou, na sexta-feira (14), um escritório em Guaratuba. A representação vai atender os cerca de 1.000 pescadores artesanais da cidade e ainda os quase 200 do município de Matinhos.
O escritório fornecerá todos os documentos que os pescadores precisavam solicitar em Paranaguá, como pedidos de licença de pesca, carteira de pescador, registro geral de pesca, registro de aquicultor e ainda obter todas as informações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Também fornecerá documentação para a pesca amadora e esportiva. Os pescadores de Pontal do Paraná também podem utilizar a estrutura, mas devido à proximidade, muitos devem continuar indo à Paranaguá.
É a segunda estrutura da Superintendência no Paraná implantada em parceria com prefeitura – o outro fica em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. Foi solicitado pela prefeita Evani Justus na primeira visita que o superintendente José Antonio Faria Brito, recém empossado no cargo, fez a Guaratuba, no mês de julho de 2012.
Brito disse que pretendia descentralizar a administração e a prefeita ofereceu de pronto o local e a estrutura administrativa. O convênio foi firmado em dezembro. O escritório de Guaratuba fica na rua Capitão João Pedro nº 193, junto à Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura. No mesmo prédio funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Novo mercado de peixe
Durante a inauguração, a prefeita Evani anunciou a construção de um novo mercado de peixes próximo à praia. Segundo ela, o anuncio oficial da obra deverá ser feito no final do ano e a inauguração deve acontecer em 2014. Evani também anunciou a vinda de uma fábrica de gelo para os pescadores artesanais.
O último obstáculo a ser vencido é a regularização da Colônia de Pescadores. Para conseguir todas as certidões negativas, o presidente da Colina Z7, Álvaro Cunha, está contando com apoio da prefeitura.
O superintendente da Pesca e Aquicultura no Paraná compareceu à inauguração e entregou um veículo Fiat Palio para atender o escritório local. Faria Brito também fez a entrega oficial do caminhão feira que vai atender os pescadores de Guaratuba junto com os pescadores de Pontal do Paraná. Representantes das duas cidades que vão receber o caminhão, Ponta Grossa e Campo Largo, também estiveram presentes.
Ainda compareceram o deputado Nelson Justus (DEM) e o deputado federal Oliveira Filho (PRB). Nelson Justus disse que os governos têm uma grande dívida com os pescadores de Guaratuba e de todo o litoral e que em Guaratuba a dívida está começando a ser paga. Justus tem sido o principal articulador dos recursos para Guaratuba conseguidos diretamente com o governador Beto Richa e também do governo federal, através, principalmente, do deputado federal Angelo Vanhoni (PT).
O secretário municipal da Pesca e Agricultura, Paulo Pinna, destacou o trabalho conjunto de todos os secretários e servidores na execução dos programas da prefeita Evani e até mesmo na organização de uma solenidade com a desta inauguração. Pinna anunciou que está concluindo um calendário de reuniões e eventos com os setores ligados à pesca e à agricultura e que vai informar a Câmara de Vereadores e a população para que todos acompanhem as atividades e discussões.
Matinhos
O presidente da Colônia de Pescadores de Matinhos (Z4), Mario Jorge Hanek, o secretário de Meio Ambiente, Habitação, Assuntos Fundiários e Pesca de Matinhos, Orlando Ferreira, e o chefe do escritório local da Emater, Hitoshi Osmar Nonaka, também compareceram á reunião.
Hanek disse que o escritório de Guaratuba vai facilitar muito o dia a dia do pescador matinhense e vai aproximar mais ainda as duas comunidades. Ferreira e Nonaka comentaram os bons resultados que Matinhos vem obtendo com dois projetos que chegam ou chegarão a Guaratuba. Segundo Nonaka, o caminhão feira, que Matinhos divide com o município de Antonina, tem proporcionado umarenda importante para as famílias de pescadores, que somam 600 pessoas.
O projeto funciona há um ano e meio em parceria com a cidade de Pinhais onde o caminhão realiza a feira. Já foram feitas seis viagens, com duas famílias em cada. Elas chegam a comercializar entre 300 e 500 quilos por feira.
Os pescadores de Matinhos também já tem uma fábrica de gelo – “a única do Paraná que está funcionando”, conforme diz Ferreira. De acordo com o secretário, a prefeitura participa bancando as despesas de água e energia elétrica.
De acordo com Hitoshi Nonaka, os pescadores de Matinhos já receberam cerca de R$ 2 milhões em financiamentos do Pronaf Programa Mais Alimentos, programa administrado pelo MPA.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br