CIDADE PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2013
Dez pessoas trabalhavam no local; cinco desapareceram no Piracicaba Ministério do Trabalho embargou a obra por tempo indeterminado
Da Gazeta de Piracicaba
juliana.franco@gazetadepiracicaba.com.br
A queda de uma coluna, sustentada por dez vigas, e de um equipamento de obra no novo anel
viário de Piracicaba, localizado na rodovia Laércio Corte (SP-147), deixou cinco trabalhadores feridos, dois mortos e três desaparecidos no Rio Piracicaba, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
O acidente ocorreu ontem, por volta das 8h30, na ponte construída sobre o rio. Dois auditores do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) da cidade estiveram no local e embargaram as obras de responsabilidade da concessionária Rodovias do Tietê.
O trabalho de resgate, que até o final da tarde de ontem ainda era realizado, envolveu 25 bombeiros, sendo 10 mergulhadores, e equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Além disso, contou com o apoio de dois helicópteros Águia, da Polícia Militar (PM) - um deles destinado aos resgates aeromédicos, enviados pela PM de Campinas.
As causas do acidente ainda são desconhecidas. De acordo com informações da PM, os trabalhadores colocavam vigas sobre um pilar em forma de T, fixado no rio. No momento da colocação da 10ª viga, todas elas e o pilar desabaram.
Dos 10 operários que atuavam no local, oito foram jogados na água. O 2º sargento do
Corpo de Bombeiros, Carvalho, conta que três conseguiram nadar até a margem, receberam os primeiros atendimentos médicos no local e posteriormente foram encaminhados a um hospital da cidade. Outros dois trabalhadores ficaram presos em cima de um dos pilares da ponte e foram resgatados pelo helicóptero Águia, também com vida.
As vítimas têm entre 25 e 42 anos. Informações do Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Piracicaba e Região) é de que todos os trabalhadores são de Itapetininga (SP).
CORPOS LOCALIZADOS
Até o final da tarde de ontem, mergulhadores localizaram dois corpos presos aos escombros dentro do Rio Piracicaba.
O resgate não foi possível devido ao peso do material, explica o major do Corpo de Bombeiros, Samuel Penteado. "As vigas, a coluna e a estrutura metálica pesam cerca de 80 toneladas e dificulta o trabalho da equipe. Além disso, a água está escura e há muitos escombros no local de acidente. Agora, junto com a empresa responsável pela construção e uma empresa de guincho, estudamos uma forma de retirar os corpos localizados", explica. "Não é possível colocar um guindaste próximo ao local do acidente porque é um espaço de insta labilidade. Ainda não sabemos como será feito esse trabalho", acrescenta.
A chuva que teve início por volta das 14h30 também atrapalhou o resgate. Barcos do Corpo de Bombeiro são usados para procurar as vítimas. Três homens ainda continuam desaparecidos.
O major Penteado informou que o trabalho dos bombeiros continua até que todos sejam resgatados. Os funcionários do canteiro de obras foram liberados após o acidente. Nenhuma das cinco vítimas socorridas corre risco de morte - na tarde de ontem dois já tinham recebido alta. Alguns homens tiveram fratura exposta.
Entre os desaparecidos estão: Aleandro Souza dos Santos, 25 anos; Adalto da Silva Dias, de 42; Anderson José de Oliveira, de 36; Divaldo Ferreira Mota, de 41; e Adenilson Morato de Farias, de 25. Não há identificação dos corpos localizados.
OBRA EMBARGADA
Após o acidente, o segundo registrado na mesma obra em menos de 60 dias, dois auditores do MTE estiveram no local e embargaram toda a construção, informa o gerente regional do Ministério, Antenor Varolla.
"Foi feita a vistoria e constatado o tombamento de uma pilastra central na ponte, com
dez vítimas", explica.
As causas serão apuradas e, segundo Varolla, não há prazo para a conclusão das investigações. "São muitos os fatores que devem ser investigadas. Pode ser um problema do terreno geológico, erro no projeto, entre outros", afirma.
Os auditores embargaram a obra por tempo indeterminado.
ERRO DE ENGENHARIA
O presidente do Sinticompi, Milton Costa, informou que o acidente foi reflexo de um
problema de engenharia. "A obra está regular e a empresa está correta em relação
aos compromissos com os trabalhadores. Inclusive, segundo informações colhidas com as vítimas, todos usavam equipamento de segurança no momento do acidente. O que houve é que o
projeto de engenharia não responde à realidade", afirma. Ainda de acordo com Costa, agora, cabe ao Ministério Público do Trabalho, além de outros órgãos, fiscalizar a situação e se posicionar. "Acredito que quase todos os trabalhadores estão traumatizados e será difícil o retorno ao trabalho", opina.
SEGUNDO ACIDENTE
Este é o segundo acidente registrado na obra em menos de dois meses. No dia
21 de maio, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) em Piracicaba interditou o trabalho após um equipamento ferir dois operários, no dia anterior. Na ocasião, um cabo de sustentação, que estava preso a um equipamento de obra chamado pirfor, rompeu-se enquanto dois trabalhadores ajudavam na elevação de uma peça. Com o rompimento, o material atingiu as pernas dos trabalhadores, que ficaram pendurados a 15 metros de altura.
Um guindaste da obra foi utilizado na operação de resgate do Corpo de Bombeiros. Um trabalhador, de 33 anos, passou por cirurgia e quase precisou amputar uma das pernas. De acordo com o gerente regional do MTE, Antenor Varolla, após as providências tomadas pela empresa responsável pela obra o retorno ao trabalho foi liberado.
CONCESSIONÁRIA LAMENTA
Por meio de nota, a concessionária Rodovias do Tietê lamentou o acidente ocorrido,
na manhã de ontem, nas obras de construção da ponte sobre o Rio Piracicaba.
A empresa considera a ocorrência uma fatalidade e informa que vai aguardar os laudos da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho sobre a causa do acidente.
Na mensagem, ela afirma ainda que não medirá esforços para colaborar com a apuração dos fatos. A ponte sobre o rio faz parte da construção do Contorno de Piracicaba, obra prevista no contrato de concessão da Rodovias do Tietê.
A ponte sobre o Rio Piracicaba terá 242 metros de extensão, foi projetada com pista dupla e 12
metros de largura.
A Rodovias do Tietê iniciou a construção em 2011 e prevê sua conclusão no final de 2013. Até o final das obras serão investidos R$ 79 milhões.
O Contorno terá nove quilômetros de extensão, sete viadutos, uma ponte sobre o manancial, uma galeria na estrada do bairro Monte Alegre e dois grandes dispositivos de acesso e retorno. O tráfego estimado é de 12 mil veículos por dia.
A obra é realizada por empreiteiras contratadas, entre elas a construtora Tardelli, responsável pela construção da ponte.
O contorno é a continuidade da SP 308 (Rodovia do Açúcar – Salto a Piracicaba) no Km 162, no entroncamento da SP 304 (Rodovia Luiz de Queiroz) até a SP 127 (Rodovia Cornélio Pires – Piracicaba a Rio Claro), passando pela SP 147 (Rodovia Deputado Laércio Cortes – que liga as cidade de Piracicaba e Limeira.
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