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25 de agosto de 2013

AUMENTO DA DEMANDA RECOMENDA RETOMADA DO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NO RIO CAÍ (RS)




Projeto avalia retomada do transporte hidroviário no Rio Caí






Projeto avalia retomada do transporte hidroviário no Rio Caí


















O projeto que avalia a retomada do transporte hidroviário no rio Caí deverá ser concluído até o final deste ano. O documento será analisado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e pela Administração das Hidrovias do Sul (AHSul). Em reunião, na última terça-feira, organizado pelo Conselho de Fomento Industrial do Polo Petroquímico de Triunfo, foi apresentada a proposta de um porto em Montenegro, a fim de agregar empresas e informações de volumes de cargas.


Segundo o vice-presidente de Meio Ambiente e Infraestrutura da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, Décio Pinheiro Peixoto, os primeiros resultados apontam que o Caí tem plenas condições de navegabilidade, atraindo empresas interessadas em investir no transporte pluvial, ligando o Vale do Caí ao Porto de Rio Grande. 

O superintendente da AHSul, José Luis Azambuja, coordena o estudo e diz que o relatório se encaminha para a fase final. “Já fizemos o levantamento do rio Caí e podemos afirmar que, a princípio, não teria necessidade de grandes obras para se fazer a navegação até Montenegro. Teríamos um raio de 100 quilômetros, com diversas cidades que seriam beneficiadas com o terminal hidroviário.” 

Segundo Peixoto, apenas em 2012, a demanda de transporte de mercadorias no Vale do Caí foi de 172,5 mil contêineres, entre exportações e importações. “Este número poderá crescer a partir da inclusão de novas empresas exportadoras e importadoras.” Em São Sebastião do Caí, onde o rio não é usado para navegação desde 1950, o cais seria no bairro Navegantes. 

O prefeito Darci Lauermann diz que estudos preliminares apontam que o custo do transporte hidroviário pode ser até 19 vezes mais baixo que o rodoviário e seria uma alternativa para desafogar  BR 116 e ERS 240. “Empresas poderão explorar o rio de forma comercial e turística.” 

Os principais obstáculos encontrados são as pontes da BR 386 e de uma antiga estrada de ferro. “Temos que ver se as embarcações passariam por ali ou se precisariam passar por adaptação”, observa Azambuja. Atualmente, o Caí é utilizado para navegação apenas de embarcações leves e lanchas de passeio nas imediações de Montenegro, no Porto das Laranjeiras.

Fonte: Stephany Sander/Correio do Povo

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