PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

29 de agosto de 2013

MAIS UM APAGÃO DEIXA O NORDESTE ÀS ESCURAS - ONS NÃO SABE A CAUSA



Estabelecimentos comerciais prejudicados em Salvador (BA) 
Foto: Romildo de Jesus/Futura Press

Apagão atinge todos os Estados do Nordeste

Cidades dos nove Estados da região tiveram problemas no fornecimento de energia; luz já voltou em algumas regiões

Um blecaute atingiu diversas cidades dos nove Estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu às 15h03. Cidades do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo apagão.
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o apagão foi provocado por uma queimada em uma  fazenda de Canto do Murici (PI) .  Nesse incidente, duas linhas de transmissão foram afetadas - uma da espanhola Isolux e outra da Taesa, controlada pela Cemig. De acordo com Lobão, o sistema foi restabelecido em seguida. Mas, caiu, novamente, minutos depois, afetando uma linha que interliga o resto do País ao Nordeste.
De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte. Até a sede da empresa de energia, no Recife, ficou sem energia. A Chesf é responsável pelo abastecimento de energia de 8 dos 9 Estados do Nordeste.
O ONS afirmou durante a tarde que avaliava a dimensão do apagão e que técnicos trabalhavam para o restabelecimento total do fornecimento de energia. Segundo o órgão, às 16h30, a energia de sete capitais havia sido restabelecida . Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.
Por contra do apagão, o trânsito no centro das principais cidades ficou complicado, com os sinais de trânsito apagados. Hospitais nas capitais que não contavam com geradores cancelaram cirurgias de emergências até a retomada do abastecimento. 
A comunicação também enfrentou problemas na região. Operadoras de telefonia e internet tiveram dificuldades na transmissão de voz e dados desde o início do apagão. "Mesmo com o acionamento de geradores de energia e baterias da operadora, os clientes podem ter problemas para fazer e receber ligações e acessar a internet", informou a Telefônica Vivo.
A operadora de telefonia TIM também afirmou em comunicado que os clientes poderiam sofrer com as consequências do blecaute. "Em função da falha de energia elétrica no Nordeste, alguns clientes da região poderão encontrar dificuldades para utilizar os serviços da companhia", afirmou.
Em Pernambuco , faltou energia em todo o Estado. O metrô, que circula na região metropolitana do Recife, ficou parado. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. 
Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Maranhão, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que 24 municípios ficaram sem energia elétrica. Ao todo 229.648 unidades consumidoras ficaram sem energia entre 15h08 e 16h10.
Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi registrado e provocou interrupção do fornecimento de energia em todo o Estado do Ceará nesta tarde.  
Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.  Com Reuters, Agência Brasil e Agência Estado

  • Nordeste vive segundo apagão generalizado em menos de um ano‏

Meus Prezados,
A questão da geração de energia faz parte do nosso discurso contrário ao projeto da transposição do rio São Francisco. Como se sabe, o Velho Chico é responsável por cerca de 95% da energia gerada no Nordeste. Porém, desde 2005 que a Chesf não consegue mais gerar a energia necessária ao nosso desenvolvimento. Em 2010, por exemplo, a Chesf gerou, em suas hidrelétricas, cerca de 6.000 MW médios, e a região necessitou de 8.000. Naquele ano foi necessária a importação de cerca de 2.000 MW médios, vindos de outras usinas localizadas fora do sistema Chesf. A razão disso é que o São Francisco é um rio de múltiplos usos, encontra-se limitado hidrologicamente e já não consegue atender a nossa geração elétrica em patamares satisfatórios. As autoridades apostaram todas as fichas na interligação do sistema gerador nacional. Erraram feio! Em março de 2013, excluindo a região Norte, todas as outras regiões do País, apresentavam os reservatórios de suas hidrelétricas com níveis de acumulação abaixo de 40%, insuficientes, portanto, para o atendimento das demandas normais da Nação. Esse cenário tem se apresentado frequente, obrigando as autoridades ao acionamento do parque de termelétricas – são mais de 60 unidades espalhadas pelo território brasileiro – o qual gera uma energia muito cara e, como se isso não bastasse, poluidora do meio ambiente, principalmente com óxidos de nitrogênio (NO e NO2), produtos estes extremamente nocivos à saúde das pessoas. A saída para o Nordeste está na ampliação da nossa matriz geradora, com outras fontes e formas de energia, a contar com a eólica, biomassa e, principalmente, com a energia solar. Com o apagão de ontem, o qual desligou o Nordeste inteiro, percebe-se que o governo Dilma está muito ruim! Governo este que afirmou à Nação brasileira que os apagões eram uma página virada na história do País. O que podemos dizer da atuação de seu Ministério de Minas e Energia em relação às causas desse desligamento?  A explicação de que foi motivado por uma simples queimada no Piauí, dá-nos a impressão de que o senhor Ministro não acredita na segurança do Sistema Elétrico Brasileiro, considerado um dos mais modernos do mundo! Pela frequência dos apagões na nossa região (o último ocorreu em outubro de 2012) tememos que a situação dos desligamentos se torne uma constante, principalmente nesse período do ano em que os reservatórios das hidrelétricas estão com baixos volumes acumulados. Vamos acordar gente! 
Abraço
João Suassuna - FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO - PE
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br