Rio Tietê será fiscalizado por 50 grupos
A Bacia Hidrográfica do Alto Tietê terá 50 grupos fiscalizando as águas do Rio Tietê e de seus principais afluentes. O trabalho, realizado pela parceria entre o Instituto SOS Mata Atlântica e a Organização Não Governamental Bio-Bras, com sede em Mogi das Cruzes e incumbida de chefiar as ações na Região, será feito por meio de análises da qualidade da água do rio, mês a mês e ano a ano, até 2018, como função do projeto Monitoramento das Águas do Rio Tietê, parte do Programa Observando o Tietê, do SOS, incluído na 3ª etapa do Projeto de Despoluição do Rio Tietê, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A empresa estadual trabalha com a meta de tratar e coletar 100% da água e do esgoto do rio nos próximos cinco anos.
Segundo a presidente da Bio-Bras, Nadja Soares de Moraes, que participou do lançamento da 3ª etapa do projeto estadual, ontem à tarde, no auditório da Sabesp, em São Paulo, a formação destes grupos começará a ser realizada a partir desta semana. Farão parte deles todos os parceiros do Projeto Renove, realizado pela ONG desde 2008 com a missão de coletar óleo residencial, evitando que ele seja despejado no Tietê, bem como membros da sociedade civil organizada, por meio de associações de moradores. As escolas municipais e estaduais também devem ser inseridas.
As coletas de amostras de água vão depender da entrega de kits para cada um dos grupos, que antes de colocarem a mão na massa terão de passar por capacitações. O investimento total do projeto passa de 1,35 bilhão e prevê a criação de 200 grupos. Não há estimativa de quanto dinheiro será investido na parte regional do projeto. (Willian Almeida - Especial para O Diário)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br