STAND UP PADDLE EM PRANCHA ECOLÓGICA
11/09/2013
Na praia da Urca, a partir das 10h, no dia 15 de setembro haverá as baterias de competição de stand up paddle com pranchas feitas de pet
· Campeonato de stand up paddle com pranchas feitas de pet e atividade de sensibilização ambiental acontecem na Praia da Urca;
· No país inteiro, haverá postos de coleta voluntária nas praias;
· A expectativa é de que cerca de 30 mil voluntários participem do evento no Brasil.
A Coca-Cola Brasil promoverá para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, 15 de setembro, uma competição de stand up paddle, com pranchas feitas de garrafas PET coladas à mão.
O evento acontece a partir das 10h, na Praia da Urca. O vencedor ganhará uma bicicleta também confeccionada com PET. Depois da tradicional coleta de lixo na areia feita por voluntários, haverá ainda uma aula de educação ambiental conduzida pelo professor e mergulhador Edmar Bastos. Pelo mundo, 125 países mobilizam em torno de 40 milhões de pessoas em prol da ação.
Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. Mais uma vez, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes participarão do evento em dezenas de cidades, em todo o país. O apoio da empresa acontece desde 1994 e faz parte das iniciativas do programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil. A participação da empresa já colaborou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo.
Este ano, o evento deverá contar com 30 mil voluntários em todo o País. Em 2012, 15 mil voluntários recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros. Na cidade do Rio, postos de coleta serão instalados nas praias da Urca e Barra da Tijuca. No estado, haverá postos em Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Cabo Frio, Maricá e Saquarema.
Jairo Lumertz (à direita), o criador da prancha ecológica, de garrafas PETs, ao lado de Magrinho
Na praia da Urca, a partir das 10h, o educador Edmar Bastos vai mostrar ao público organismos que habitam o ambiente aquático, incluindo os que colonizam materiais abandonados no ambiente pelo homem, como pneus, nadadeiras, âncoras, e até estátuas e furadeiras, criando uma surpreendente biodiversidade em meio à sujeira e poluição. "Mais do que recolher o lixo, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo no ambiente", explica Bastos.
No mesmo horário, haverá as baterias de competição de stand up paddle com pranchas feitas de pet. Para participar, basta se inscrever no local do evento. O surfista brasileiro Jairo Lumertz é o idealizador do projeto Prancha Ecológica que tem como objetivo promover o esporte e consciência ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia surgiu durante sua estada no Havaí, em 2007, e se concretizou tempos depois no Brasil. Além de ajudar o meio ambiente, a prancha ecológica é uma maneira de agregar pessoas de baixa renda ao esporte mais restrito às famílias com melhores condições financeiras.
Prancha Ecológica, desenvolvida pelo gaúcho Jairo Lumertz , Lagoa da Barrinha, Garopaba (SC). 2012 - Foto: Fernando Verch.
Serão cinco baterias com tempo cronometrado. O vencedor de cada bateria ganhará uma prancha feita de PET e o melhor tempo entre as baterias será premiado com uma bicicleta de pet.
Para a ação de classificação, pesagem e seleção entre recicláveis e não-recicláveis, o público receberá sacolas, luvas descartáveis e camisas em tecido feito com PET reciclado. Além disso, na praia da Barra, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas. FONTE: http://www.noodls.com
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br