PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

16 de setembro de 2013

GOVERNO AUTORIZA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÕES PLUVIAIS NO RIO CAPIBARIBE (PE)


Do JC Online

Com informações da repórter Cleide Alves

 / Divulgação

Divulgação

NAVEGABILIDADE

Construção de estações para a navegabilidade do Rio Capibaribe terá início em outubro

A ordem de serviço para a construção das três primeiras estações pluviais, que devem ser entregues em março de 2014, foi assinada na manhã desta sexta-feira (13)


O governador Eduardo Campos assinou, na manhã desta sexta-feira (13), a ordem de serviço para construção de estações de embarque e desembarque de passageiros do Programa Rios da Gente, que visa à navegabilidade do Rio Capibaribe. O socialista afirmou que os três primeiros terminais, a serem estabelecidos nos bairros do Derby, Santana e Recife, próximo ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, começarão a ser construídos em outubro deste ano. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída em março de 2014. Essa etapa receberá investimentos de R$ 94,5 milhões.

A documentação foi apresentada em solenidade, no canteiro de obras do projeto, localizado na BR-101, após passeio de barco com a imprensa pelo trecho onde haverá a navegabilidade. As estações serão distribuídas em duas rotas. A rota oeste contará com cinco estações e terá 11 quilômetros de extensão. O percurso terá origem na BR-101 e passará pelos bairros de Santana, Torre e Derby, sendo finalizado no Centro do Recife, próximo à Estação Central de Metrô. Já a rota norte, será composta por duas estações, distribuídas ao longo de 2,5 quilômetros, com origem na rua do Sol, em frente aos Correios e seguindo até as proximidades do Shopping Tacaruna, em Olinda. 

Após a retirada dos sedimentos, o material será depositado às margens do Rio Capibaribe, no bairro da Iputinga, na altura da BR-101. Em seguida, o conteúdo contaminado será levado para um aterro em Igarassu, enquanto areia limpa será lançada em Alto Mar. A previsão é de que a dragagem seja feita até março de 2014 e de que as obras do Programa Rios da Gente sejam finalizadas em junho do mesmo ano. A navegabilidade contará com 13 barcos, que farão a mobilidade de 300 mil passageiros por mês. O preço da passagem ainda não está definido.

O edital de licitação para contratação da empresa responsável pela construção das sete estações e pela sinalização náutica ao longo do rio foi lançado no dia 27 de março deste ano. De acordo com o governo do Estado, até o momento, a obra está sendo realizada no prazo previsto. 

O horário de funcionamento e o preço da passagem ainda estão sob estudos. Inicialmente, serão 13 barcos de transporte, com capacidade para 89 pessoas cada, com estimativa de transportar 300 mil passageiros por mês. A rota Oeste deve ser percorrida em cerca de 40 minutos, com intervalos de saída de 10 minutos entre um barco e outro. “Hoje, a gente vê o rio apenas das pontes, e precisamos aproximá-lo das pessoas novamente. O Recife é uma cidade cortada por rios, não podemos esquecer a mobilidade fluvial”, disse o prefeito Geraldo Julio.

A primeira etapa do Programa Rios da Gente foi iniciada em abril deste ano, com as obras de dragagem. Até agora, seis dos 11 quilômetros do percurso foram dragados, o que resultou num saldo de mais de 160 metros cúbicos de material contaminado retirados do rio até o momento. O Governo do Estado convocou ainda uma audiência pública para discutir o modelo de operação de transporte fluvial, cujo informe será publicado no Diário Oficial deste sábado (14/09).

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br