PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

13 de novembro de 2013

HIDROVIAS DOS RIOS MADEIRA E TOCANTINS SÃO DESTAQUE NO II SIMPÓSIO DE HIDROVIAS BRASILEIRAS




Rios Madeira e Tocantins foram destaque em simpósio sobre viabilidade de hidrovias brasileiras


De acordo com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o controle da água das hidrelétricas Santo Antônio e Jiral, em Porto Velho (RO), tem dificultado a navegação no Rio Madeira.
A hidrovia é o caminho mais barato para o escoamento da produção agrícola do país, mesmo assim, de acordo com a Antaq, as hidrovias transportam apenas 4% das cargas nacionais.
Os Rios Madeira e Tocantins foram o foco das discussões do II Simpósio de Hidrovias Brasileiras, realizado em Brasília nesta terça-feira (12) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Movimento Pró-Logística.
Segundo informou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o evento foi dividido em dois grandes painéis, nos quais foram discutidas as condições de navegação em hidrovias em ambos os rios.
De acordo com o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o controle da água das hidrelétricas Santo Antônio e Jiral, em Porto Velho (RO), tem dificultado a navegação no Rio Madeira.
“Temos um rio com enorme potencial de navegação para o ano todo, porém a gestão da água destas hidrelétricas não permite usarmos esta dádiva. Precisamos ter um equilíbrio para beneficiar a navegação”, alertou Fávaro através de sua assessoria.
Outra opção de economia no escoamento da safra de grãos, diz a Aprosoja, é a utilização da hidrovia do Rio Tocantins. Para o diretor executivo do Movimento Pro-Logística, Edeon Vaz Ferreira, a região do Vale do Araguaia e o estado do Pará seriam diretamente beneficiados com esta saída para os portos do norte.
“É preciso realizar o derrocamento (remoção das pedras para viabilizar a navegação) do Pedral do Lourenço, e isso vamos discutir neste simpósio”, destacou.
A hidrovia é o caminho mais barato para o escoamento da produção agrícola do país, mesmo assim, de acordo com a Antaq, as hidrovias transportam apenas 4% das cargas nacionais. O país tem 63 mil quilômetros de rios. Destes, 43 mil são navegáveis, mas 27,5 mil ainda não têm sido efetivamente utilizados.
Autor: ASSESSORIA
Fonte: O NORTÃO



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br