Rio Poti têm maior índice de poluição fica na área localizada embaixo da Ponte do Mocambinho, zona Norte de Teresina
Rio Poti: Trecho mais poluído fica no bairro Mocambinho
Dado foi revelado após análise encomendada por ONG
06/11/2013
O trecho onde as águas do Rio Poti têm maior índice de poluição fica na área localizada embaixo da Ponte do Mocambinho, zona Norte de Teresina, segundo revela o estudo do laboratório mato-grossense Acqua Análise, solicitado pela ONG Olho Aberto, divulgado na última segunda-feira (4).
A entidade revelou ainda que o lixão de Teresina, no bairro Santo Antônio, é um dos principais responsáveis pela contaminação, já que ao analisar um poço profundo próximo, foi constatado que agentes poluidores do aterro, metais pesados, estavam atingindo o lençol freático e consequentemente poluindo os rios Poti e Parnaíba. As coletas revelaram a presença de esgoto doméstico e baixa qualidade da água.
“Vamos encaminhar esse estudo para as autoridades ambientais de Teresina para fazer parte de um inquérito público civil. Queremos que o lixão seja regularizado ou então fechado”, informa o Diretor da ONG, Danilo Maracaba. A intenção é alertar a Prefeitura de Teresina sobre as consequências que os rios podem sofrer por conta da poluição.
O diretor da ONG revelou ainda que a PMT tem até 2014 para ajustar o destino do lixo da capital. “Até outubro do próximo ano as capitais brasileiras serão obrigadas a ter um aterro controlado. Em Teresina não há sequer coleta seletiva”, conta.
O aterro sanitário controlado reduz os impactos ambientais dos resíduos sólidos urbanos no solo. São usadas células de contenção do lixo orgânico, que minimizam o mau cheiro e o impacto visual.
A ONG Olho Aberto é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que busca promover e disseminar a ideia de conservação do meio ambiente e portanto, diminuição da degradação ambiental.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br