ENQUANTO O TREM NÃO PASSA
Um documentário sobre a mineração no Brasil
"Só em 2012 a mineração consumiu 52 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer por dois anos a cidade de Niterói (RJ)."
Prestes a ser votado o Novo Código de Mineração Brasileiro, a Mídia Ninja une-se aos movimentos sociais para dar voz aos atingidos pelos impactos e devastação da mineração, atividade econômica que cresceu 550% nos últimos 10 anos no país. O documentário foi gravado em três estados impactados pela atividade, ao longo dos últimos 2 meses: Maranhão, Pará e Minas Gerais.
"Enquanto o trem não passa" mostra um pouco da realidade de comunidades que têm seus direitos usurpados por grandes mineradoras e governo. Municípios cortados pela Ferrovia Carajás, Minerodutos, populações afetadas - não apenas pela tormenta de explosões constantes na extração do minério, mas também por toda a logística que muda o modo de viver e conviver nos territórios.
O objetivo da produção é alertar quem vive fora das áreas de atuação das mineradoras sobre o enorme impacto dessa atividade e o quanto o novo código proposto pelo Governo não traz salvaguardas sócio-ambientais, garantias ao meio ambiente e nem segurança aos quilombolas e povos indígenas.
Os brasileiros sofrerão, ao longo das próximas décadas, com a escassez de água, pois rios e nascentes estão sendo drenados pelas mineradoras. Só em 2012 a mineração consumiu 52 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer por dois anos a cidade de Niterói (RJ).
Todo conteúdo está sob licença Creative Commons, para livre uso e distribuição.
ENQUANTO O TREM NÃO PASSA
Um documentário sobre a mineração no Brasil
Documentário alerta sobre o novo Código de Mineração em debate no Congresso Nacional, os riscos para as populações, o ambiente e as águas: "os brasileiros sofrerão, ao longo das próximas décadas, com a escassez de água, pois rios e nascentes estão sendo drenados pelas mineradoras.
Só em 2012 a mineração consumiu 52 bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer por dois anos a cidade de Niterói (RJ)".
PosTV
AJUDEM A DIVULGAR ESTE VÍDEO E O ALERTA QUE ENCERRA, POIS NAS TVs E SITES DE NOTÍCIAS NÃO SERÁ MOSTRADO. EXIBAM PARA SEUS ALUNOS!
NÃO FIQUE DE BRAÇOS CRUZADOS VENDO TODO
ESSE ABSURDO ACONTECER! ENVIE UM E-MAIL
PARA OS SENADORES DO SEU ESTADO PEDINDO
QUE O NOVO CÓDIGO DE MINERAÇÃO EM VOTAÇÃO
CONTEMPLE A PROTEÇÃO SOCIOAMBIENTAL, OS POVOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, OS ATINGIDOS PELA MINERAÇÃO E AS COMUNIDADES EM TORNO DAS MINAS BRASILEIRAS:
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br