Leitor do G1 que não quis ser identificado tirou foto
de copo com água contaminada (Foto: VC no G1)
Adutora se rompe, contamina água e
compromete abastecimento em MG
'Quando não falta água, está contaminada', diz moradora de Pará de Minas.
Copasa diz que reparo foi concluído; Funed recebeu material para análise.
“Em Pará de Minas quando não falta água, ela sai da torneira contaminada para os moradores”, desabafou Geiza Inácio Nunes, moradora do Bairro Raquel. Segundo ela, desde à noite de quarta-feira (4) a água que chega às residências apresenta gosto ruim e mau cheiro. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que uma adutora da rede de esgoto se rompeu, contaminando o Ribeirão Paciência, um dos pontos de coleta de água da companhia. Por meio de nota, o órgão também disse que trabalhos de reparo foram concluídos na tarde de quinta-feira (5). Contudo, o abastecimento na cidade será afetado e a previsão é de que a situação seja normalizada neste sábado (7). Já Vigilância em Saúde informou que realizou as análises fisioquímica e bacteriológica na cidade.
Há três meses o G1 tem acompanhado a situação na cidade e a moradora Geiza foi uma das pessoas que relatou os problemas com o abastecimento no município. Além dela, outros moradores usaram uma rede social para desabafar sobre o mau cheiro da água em Pará de Minas.
Geiza contou que o problema se intensificou na quinta-feira na parte da manhã, levando muitos moradores a comprarem água mineral por medo de contaminação. “A coloração estava estranha, pastosa. Quando a gente bebia a água, parecia que havia algo podre, ruim. Quem fez comida precisou jogar tudo fora porque o gosto ruim passou para os alimentos”, contou a moradora.
saiba mais
De acordo com Geiza, ninguém na cidade esperava que a situação fosse piorar. “Você tem confiança na água e não achamos que o mau cheiro vinha dela, então fomos consumindo sem saber. Nós a usamos em tudo, para tomar banho, matar a sede, fazer comida. Minha conta de água chegou e agora eu vou ter que pagar por essa água contaminada”, lamentou.
Conforme a fiscal sanitária, Domitila Carrilho, a Vigilância Sanitária, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental, esteve nesta quinta-feira no local onde a adutora da rede de esgoto se rompeu contaminando o Ribeirão Paciência, um dos pontos de coleta de água da companhia.
Após a investigação no local, os agentes recolheram amostras da água de duas residências e encaminharam à Fundação Ezequiel Dias (Funed). “Coletamos amostras para a análise fisioquímica e encaminhamos para Belo Horizonte. O primeiro resultado deve sair em sete dias e o segundo resultado em até 20 dias”, informou Domitila.
Em nota, a Copasa disse ter eliminado o lançamento de resíduos no Ribeirão Paciência e que trabalha agora no esvaziamento da barragem da captação do ribeirão. A companhia ainda informou que análises são feitas rotineiramente na água, que estaria apta para o consumo.
A Prefeitura de Pará de Minas também enviou uma nota esclarecendo que acompanha o caso e que denunciará a situação à Policia Ambiental, ao Ministério Público e à Agência Reguladora de Água e Esgoto (Arsae). FONTE: Do G1 Centro-Oeste de Minas
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br