Seca no Rio Paraná permite ver parte de cachoeira inundada há 30 anos
Sete Quedas era a maior cachoeira em volume d'água do mundo.
Problema afeta pescadores, fiscalização da fronteira e exportações.
A seca no Rio Paraná, onde fica o lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu já dura dois meses. Nesse período, o nível baixou tanto que, em alguns pontos, é possível o fundo e caminhar no local onde ficavam as Sete Quedas, a maior cachoeira do mundo em volume d’água e que estão submersas há 30 anos, desde a formação do lago da usina.
“O primeiro sentimento é bom, de que a gente consegue ainda recordar algumas passagens dos tempos antigos. O sentimento ruim para nós, pescadores, é que o peixe não tem desova, não se reproduz. Então, para nós, é uma grande perda, porque nós temos cerca de 400 famílias que dependem da pesca”, reclama José Cirineu Machado, presidente do sindicato dos pescadores de Guaíra, onde ficavam as Sete Quedas.
saiba mais
O problema afeta também a navegação no Rio Paraná e complica o trabalho da Polícia Federale da Receita Federal. Os dois órgãos são responsáveis por fiscalizar a navegação no Rio Paraná, que faz fronteira com o Paraguai. O canal que ligava a Delegacia da PF e o Rio Paraná já não tem mais água e os barcos não têm como chegar ao leito do rio. Em vez disso, a área está tomada pelo mato.
Para minimizar o problema, a Prefeitura de Guaíra está construindo um acesso, para tentar minimizar o problema e ajudar os policiais a trabalharem.
Além disso, a passagem de caminhões entre o Paraguai e o Brasil também está prejudicada. O tráfego de caminhões entre os dois países é proibido na ponte que liga Guaíra à outra margem do Rio Paraná. O trajeto é feito normalmente por uma balsa.
Como a navegação está prejudicada, a balsa não consegue mais cruzar o rio com os caminhões. Nesta sexta-feira (27), mais de 200 aguardavam no lado paraguaio para poderem entrar no Brasil. A sensação entre os motoristas é de prejuízo. O desejo das transportadoras é que a passagem pela ponte seja liberada temporariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br