Data: 23 de janeiro de 2014
Descoberta novas espécies de golfinhos da Amazônia que não tem mais de um mil exemplares
A descoberta revela o conhecimento ainda limitado que a ciência tem sobre a vasta biodiversidade da Amazônia ...
Cientistas da Universidade Federal do Amazonas anunciam ter descoberto uma nova espécie de golfinho de rio, o lnia aragualiaensis , caracterizados por uma cor azulada e é o quinto espécies conhecidas deste tipo no mundo e a primeira descoberta em quase uma centena de anos. Este golfinho raro foi encontrado no rio Araguaia e estima-se que tenha apenas mil exemplares nas águas desse afluente do Amazonas, que corre ao longo 2600 km, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará (este último vizinho Acre, que abriga o famoso golfinho cor de rosa que foi descoberto em 1918 após a Primeira Guerra Mundial).
Os autores da descoberta são Tomas Hrbek, Vera Maria Ferreira da Silva, Nicole Dutra, Waleska Gravena, Anthony R. Martin e Izeni Pires Farias, membros do investigador universitário brasileiro que publicou no dia anterior os resultados de suas descobertas na equipe da revista Plos One , que Sol de Pando teve acesso exclusivo. Destaques Acadêmicos em seu relatório "quão pouco sabemos sobre a biodiversidade da nossa Amazônia."
A piscina e as "novas" (para seu recente conhecimento para a ciência) espécies consideradas foi identificado por uma série de uns morfológicos e moleculares.
Analisando os genes da nova espécie, os pesquisadores estabeleceram que ele apareceu mais de 2 milhões de anos atrás, quando a bacia do Araguaia separado do sistema Amazon por grandes corredeiras e cachoeiras. Botos são nadadores lentos e raramente usam saltar, por isso eles foram cortados para sempre das outras duas espécies conhecidas de golfinhos na Amazônia. As espécies descobertas destaca-se por ter apenas 24 dentes por mandíbula, ao invés de 25-29 como outros golfinhos da Amazônia.
Perigo iminente de extinção
Botos estão entre os vertebrados mais raros no mundo, as mandíbulas em forma têm bicos longos que lhes permitem capturar peixes na lama no fundo de rios e estão em grave perigo de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e incluiu na sua Lista Vermelha de espécies animais em vias de extinção.
As novas espécies já está sob séria ameaça devido à construção de barragens nos rios Araguaia e Amazônia definitivamente poderia extinguir, especialmente considerando sua pequena população de mil indivíduos, o que os torna extremamente vulneráveis.
"A Bacia do Araguaia-Tocantins sofre muita interferência humana e provavelmente há menos de um mil INIA araguaiaensis atualmente ", disse o diretor da equipe de pesquisa Tomas Hrbek, o que poderia significar que a espécie está condenada a desaparecer como com os icônicos golfinhos rio baiji China, declarada extinta em 2007, adverte o cientista.
Fonte: http://www.soldepando.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br