Região da Bacia do PCJ poderá sofrer com falta d'água
Caso não haja novas medidas para fornecimento de água tratada, poderá haver seca a partir outubro
O professor de recursos hídricos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antonio Carlos Zuffo, foi enfático: “Nós estamos numa situação de emergência. É racionamento hoje pode evitar catástrofe a partir de outubro”. Sua preocupação se iguala a dos técnicos consórcio dos rios da Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), que disseram, em reunião realizada na Câmara de Campinas, que a região pode ficar sem água para o consumo humano e uso industrial em 80 dias se a estiagem atípica associada a altas temperaturas persistirem.
De acordo com técnicos do PCJ, a insistência do governo estadual em adiar a adoção do rodízio pode gerar danos irreparáveis ao Sistema Cantareira – que hoje fornece água para cerca de 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo e mais 5 milhões no interior do estado – incluindo cidades como Piracicaba e Campinas.
Volume morto/ Segundo o coordenador de projetos do PCJ, José Cezar Saad, o racionamento deveria começar “imediatamente”. Para ele, a adoção de um racionamento de água deveria ser anterior ao uso do chamado “volume morto”, como quer a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.
O volume morto é um reservatório de 400 bilhões de metros cúbicos no Sistema Cantareira que não é utilizado porque o sistema de bombeamento não chega a essa profundidade.
“Se for usado 60% desse volume até o início do novo período de chuvas, lá pelo mês de outubro, nós nunca mais vamos conseguir recuperar o Sistema Canteira”.
A promotora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Alexandra Faccioli Martins, disse que foi definido que a Sabesp deveria ter buscado formas de reduzir sua dependência do Cantareira, mas não o fez.
‘Carta de Campinas’ exige garantias na base da pressão
O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ aprovou um documento que chamou de “Carta de Campinas”, em que exige a garantia mínima de 12m3/s de liberação de vazões para as bacias PCJ no período de estiagem e 18m3/s até 2024. De acordo com o documento “trata-se de vazões firmes e inegociáveis para a garantia do 3º parque industrial do país que através de suas nascentes são responsáveis pelo abastecimento de 50% da Grande São Paulo”.
A Carta de Campinas pede ainda que na renovação da outorga do Sistema Cantareira, “todas as responsabilidades em realizar medidas compensatórias e ações afins, incidam totalmente sobre o solicitante da outorga e da bacia receptora (neste caso Alto Tietê)”.
MAIS
Sabesp diz que segue a regra de órgãos
A Sabesp informou que seguirá a determinação dos órgãos reguladores do Sistema Cantareira - Agência Nacional de Águas e Departamento de Águas e Energia Elétrica - e reduzirá a retirada de água das represas de 33 mil litros por segundo para 27,9 mil litros por segundo. “Por orientação deles (órgãos), o governo vem adotando as medidas, como a redução de vazão. Podemos evoluir para outras medidas, mas por enquanto os técnicos não consideram essa possibilidade”, disse a Sabesp. As consequências do uso do volume morto podem não ser tão danosos quanto os técnicos do PCJ dizem, acredita o órgão. 5 milhões serão atingidos na região.
Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/65446/Regiao+podera+sofrer+com+falta+d'agua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br