O Rio/Represa de Aramari - BA
28 de janeiro
Raimundo Gonzaga- O Rio e Represa de
- Aramari pedem socorro!!!!!!
HISTÓRICO:
A oficina de Aramari em 1900. Ao lado, a represa construída pelos engenheiros da ferrovia (Foto: Argollo. Reprodução: Lazaro Menezes).
A ESTAÇÃO: A estação de Aramari foi inaugurada em 1880. Em seu pátio ficam, ou ficavam, as oficinas da Viação F. F. Leste Brasileiro. Durante algum tempo, nos anos 1940, a estação foi renomeada como Graciliano Freitas, mas voltou a ter seu nome original pouco tempo depois (em 1948 tinha o nome alterado).
Segundo alguns, ali em seu pátio ainda existe (em 2010) um cemitério de locomotivas e vagões que não são utilizados há anos pela RFFSA ou suas concessionárias. Em 2004, quando a RFFSA ainda existia (em liquidação, mas existia)... "O cenário é desolador. Nos trilhos por onde antes escoava o progresso do oeste baiano hoje a história é retratada sob o ângulo do abandono. E não são apenas os galpões seculares da antiga oficina modelo de Aramari, a 135 km de Salvador, que estão se esvaindo com o vandalismo que vem arrancando um a um seus tijolos.
A REPRESA/RIO DE ARAMARI
Depois da audiência pública que mobilizou moradores e representações políticas de toda região, as primeiras medidas concretas para a revitalização da centenária represa de Aramari tomadas.
Um projeto executivo de esgotamento sanitário vai ser elaborado para contemplar a sede do município, beneficiando cerca de seis mil moradores e dando o pontapé inicial para a revitalização da represa. Ainda como parte do pacote de medidas para iniciar o processo, a represa do município vai ganhar a recuperação das sete nascentes e de sua mata ciliar.
Aramari será ainda o primeiro município da região a receber um convênio para a realização do Cadastro Ambiental Rural, ferramenta criada pelo Novo Código Florestal. A função é regularizar as atividades de propriedades de até quatro módulos rurais (ou 120 hectares) através de um sistema de base de dados estadual.
O sistema do cadastro emite um certificado de regularidade que protege o pequeno proprietário de multas, além de dar acesso ao crédito rural, financiamento bancário e seguro agrícola.
A represa, que mede cerca de meio hectare, fornecia energia hidroelétrica para as oficinas de reparação de rede férrea e servia como um balneário local. “Ela era o cartão postal da cidade. Pra gente que vive ali, é muito triste ver só o que restou dela, ver secar.
Espero que com esse apoio do deputado e a orientação do secretário, a gente consiga mudar isso”, explicou o prefeito. “Existe um sentimento de pertencimento da população muito grande, e ela vai colaborar com esse processo também”, adicionou o deputado, que lembrou ainda que, em comunhão com a atuação da Secretaria, a revitalização da represa será também contemplada pela atuação da Funasa, com o sistema de esgotamento sanitário, e da Embasa.
O RIO CATU E SUA DEGRADAÇÃO
O rio Catu que nasce em Aramari, percorre os municípios de Alagoinhas e Catu e desemboca no Rio Pojuca, apresenta os pontos críticos na qualidade da água em trechos dos município de Alagoinhas e Catu.
Em Alagoinhas os maiores desgastes são conseqüências da junção do esgoto domésticos e efluentes industriais. Em Catu a contribuição maior para a poluição esta relacionada ao esgoto doméstico lançado diretamente ao rio.
São também nestes municípios que se observam a menor concentração de mata ciliar, essencial para a preservação das margens do rio e fundamentais para evitar o assoreamento e processo erosivo que leva a desertificação do rio.
Esgoto doméstico sendo lançado no rio no município de Catu |
Pesquisa aponta elevado nível de degradação do Rio Catu
Estudo realizado por Emerson Ribeiro, conhecido como Índio, em trabalho de dissertação para Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental, pela Universidade Católica do Salvador, mostra elevado nível de degradação do Rio Catu.
A dissertação intitulada de “Qualidade da Água no Rio Catu da Bacia Hidrográfica do Rio Pojuca – Ba”, defendida em 2011, tinha como objetivo analisar e diagnosticar o estado de poluição do Rio Catu e propor medidas para melhorias na qualidade de sua água.
O resultado obtido foi que os lançamentos de esgotos e efluentes industriais causam impactos negativos à qualidade da água do Rio Catu, tendo conseqüências sobre a fauna e a flora do Rio Catu e as comunidades ribeirinhas que precisam do rio para alguma atividade.
BOAS NOTÍCIAS PARA A REPRESA
07.02.2014
BSC participará da revitalização de
represa centenária em Aramari
A BSC - Bahia
Specialty Cellulose, irá contribuir com
a Prefeitura de Aramari na elaboração de seu Plano Municipal de Saneamento. A
medida integra as iniciativas de revitalização da centenária represa do
município, uma antiga reivindicação dos moradores. "Aramari merece esse
esforço.
Vamos nos empenhar para contribuir com o desenvolvimento do município,
principal-mente nas questões ambientais. A intermediação do deputado e a
aproximação com o prefeito demonstra a preocupação da empresa em manter uma boa
convivência entre corporação, comunidade e meio ambiente", afirmou o
diretor de Assuntos Comuns da empresa Cláudio Cotrim, que participou juntamente
com a gerente de Relações Externas Sabrina de Branco, da discussão dos detalhes
do projeto com o prefeito de Aramari José Carlos, o secretário municipal de
meio ambiente, integrantes do grupo ambientalista Gamar e o deputado Joseildo
Ramos.
A represa ocupa cerca de meio hectare e fornecia
energia hidroelétrica para as oficinas de reparação de rede férrea e servia
como um balneário local. Mesmo sendo considerada "um cartão postal da
Aramari", a represa sofreu agressões ambientais ao longo dos anos, ao
ponto de quase ser extinta. O projeto de revitalização compreende a restauração
das sete nascentes da represa, bem como o cercamento e recuperação da mata
ciliar.
Segundo Sabrina de Branco, a BSC vai contribuir com
a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, fundamental para o
município angariar recursos junto ao governo federal para a execução das obras
necessárias. "Além disso, vamos dar início a um projeto de educação
ambiental com professores, alunos da rede pública de ensino de Aramari para
reforçar a importância de preservar os recursos naturais", completa
Sabrina.
http://www.bahiaspeccell.com/web/pt/empresa/
“Aramari merece o esforço da BSC/Copener. Vamos nos empenhar para contribuir com o desenvolvimento do município, principalmente nas questões ambientais.
A intermediação do deputado e a aproximação com o prefeito é uma demonstração da preocupação da empresa em manter uma boa convivência entre corporação, comunidade e meio Ambiente”, afirmou Cotrim.
O Prefeito José Carlos agradeceu o empenho do deputado e aproveitou o encontro para pedir o apoio da empresa na melhoria de dois km de estrada que liga a comunidade de Subaúma Mirim e a sede do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br